VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Professora negra expulsa de voo faz primeiro pronunciamento

“Fique muito abalada com a situação, porém tenho recebido suporte e bastante apoio”, disse Samantha. “Eu tenho recebido muitas mensagens e, em algumas dessas mensagens, as pessoas me agradeceram. Elas falaram: ‘você falou por mim’. E isso me deu força para conversar”, acrescentou.

Na última sexta-feira, 28, após atraso do voo, que saía de Salvador para São Paulo, um comissário pediu que a professora despachasse a mochila, onde estava um notebook.

“Sempre soube que não se despacha um laptop, e aí falei que isso não seria possível”, disse a professora durante entrevista.

Ainda assim o comissário insistiu. Com ajuda de outro passageiro, que retirou uma pequena sacola própria de um espaço, Samantha conseguiu acomodar a mochila no compartimento superior da aeronave. A tripulação do avião, ainda assim, acionou três agentes da Polícia Federal para retirá-la do voo.

“Eu tinha sentado para aguardar o voo, que está atrasado. Vieram três policiais que eu não entendia, eu não podia imaginar que era por mim. Eles pediram para eu me retirar, mas qualquer pessoa perguntaria o motivo. No momento que eu levantei para me retirar, eu perguntei para os passageiros se eu tinha feito algo e eles disseram que não”, comentou.

Ainda na conversa, a professora questionou o fato do seu corpo ter sido um “alvo fácil” para ser retirado do avião, mesmo depois de ter achado um local para colocar a mochila com a ajuda de outro passageiro.

Outro passageiros apoiaram Samantha e começaram a gravar a situação com os celulares. A professora foi levada pelos policiais até a delegacia do aeroporto. Com auxílio de dois advogados, ela foi liberada horas depois, após assinar um Termo Circunstanciado. Com a repercussão, a Gol se mobilizou para colocar Samantha em outro voo para São Paulo, onde ela se encontrou com familiares.

Um inquérito foi aberto neste domingo, 30, para investigar a existência de crimes de preconceito de raça ou cor durante os procedimentos. O anúncio da abertura do inquérito foi feito pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

Em nota, a Gol informou que vai se colaborar com a investigação da PF, assim que for notificada, e que segue à disposição das autoridades, já que uma empresa independente foi contratada para apurar o fato.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também