VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Capacitação de agentes culturais começa em Itabuna nesta terça-feira
Qualificar os agentes culturais do Território Litoral Sul para elaboração e execução de projetos, bem como torná-los aptos à captação e prestação de contas de recursos públicos e do setor privado.
É com este objetivo que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) em parceria com a Superintendência de Fomento a Cultura (SUPROCULT) e o Escritório Bahia Criativa, realiza de forma presencial nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25, a Oficina de Elaboração de Projetos e Prestação de Contas.
O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), no edifício da União Comercial, no centro, no horário das 9 ao meio-dia e das 14 às 18 horas. A capacitação será finalizada na sexta-feira, dia 27, com uma palestra em ambiente virtual sobre o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural. As inscrições foram efetivadas através do link bityli.com/CjQKEZ.
Segundo informou a chefe de Planejamento de Projetos da FICC, Bruna Setenta, este será o 2º Ciclo de Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais ciclo de capacitação de agentes culturais, realizado em Itabuna.
A expectativa é que os proponentes que ainda não tiveram acesso a essas orientações, participem da capacitação e da palestra que podem revelar o diferencial para condução correta de projetos, a melhoria das prestações de contas e, consequentemente, a dinamização da proposta de trabalho da FICC, SUPROCULT  e do Escritório  Bahia Criativa.
A capacitação e a palestra serão executadas por uma equipe técnica do Bahia Criativa e atende uma demanda apresentada pelos agentes culturais de Itabuna e da região sul do Estado, devido à necessidade de aprender sobre os vários aspectos da execução de projetos, e em especial, a etapa de prestação de contas.
_________________________________
Cerpat  vai capacitar profissionais para reduzir número de pessoas com HIV em Itabuna
 
 
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento à HIV/Aids e Hepatites (CERPAT)  vai realizar nesta  quarta-feira, dia  25, uma capacitação em Profilaxia Pré-exposição HIV (PrEP). O objetivo do encontro é orientar profissionais de saúde sobre a importância da prática dessas  medicações, indicadas para pessoas vulneráveis ao HIV. 
 
Dentre elas, transexuais, profissionais do sexo, gays, homens que fazem sexo com homens  e casais que possuem  sorologias  diferentes. 
 
O  encontro que vai reunir profissionais de saúde de 23 cidades pactuadas com Itabuna,   além de Ilhéus e Itacaré, vai acontecer das  8 às 17 horas na UniFTC. 
 
O  último levantamento do CERPAT apontou que em  Itabuna e  municípios circunvizinhos, entre janeiro e  abril deste ano, 55 pessoas foram positivadas para o HIV.  A maioria é jovem  com idade entre 19 a 35 anos.  
 
O número é  considerado alto e equivale a 12 contaminações de pessoas por mês. “Nosso objetivo é que  a procura pela PrEP aumente, já  que Itabuna é  referência na Bahia  para essas medicações”, disse a coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros.
 
A  Profilaxia Pré-exposição HIV é prescrita apenas para quem  não possui o vírus da Aids. “Mesmo com eficácia da  medicação, o uso da camisinha é fundamental, pois a PrEP não evita o contágio por outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Hepatite e Sifles”, orienta Barros. 
 
Ela destaca que alguns profissionais de saúde desconhecem esse tipo de prevenção combinada, que é  a PrEP. “Na oportunidade, serão esclarecidas dúvidas sobre como acolher e  referenciar o que chamamos de  grupo-chave”, explicou  Fernanda Barros. 
 
Atualmente o CERPAT  atende  mais de 3.000 pessoas portadoras do vírus HIV.  O tratamento é realizado com  antirretrovirais que são medicações  muito eficientes e coíbem o vírus, o que possibilita a  pessoa ter uma vida normal. 
 
Outro ponto a ser debatido é o teste feito por Swab, onde a detecção do vírus na pessoa contaminada se dá através da mucosa nasal. “Aqui em Itabuna,   há dois anos começamos a disponibilizar esse teste, o que não anula a necessidade do teste rápido oferecido em todas as unidades de saúde”, disse Fernanda Barros.
_______________________________
 
Secretaria Municipal de Saúde retoma cadastramento de famílias da área rural de Itabuna
 
 
A Prefeitura de Itabuna retomou as ações de recadastramento das famílias que vivem nas áreas rurais do município. Esta ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com diversos setores da Administração municipal com o objetivo de facilitar a estas famílias o acesso aos programas das Unidades Básicas e de Saúde da Família.
Nesta segunda-feira, dia 23, a gerente do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACs), enfermeira Margarida Amorim, se reuniu com a presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Ribeirão Seco, Alda Santos Miranda. Na oportunidade foram discutidos detalhes da visita que os agentes comunitários de saúde farão na próxima semana para o cadastramento dos moradores da localidade.
“Estamos dando sequência a esta mobilização até alcançarmos as famílias das 14 associações de pequenos produtores rurais que ainda necessitam do cadastramento. Já fizemos na Roça do Povo, Mutuns, Itamaracá e Horteiros”, informa Margarida Amorim.
Ela faz questão de ressaltar que esta é a primeira vez na história da administração municipal que as famílias da zona rural estão recebendo uma atenção neste sentido.
“Estamos trabalhando para cadastrar 100% dessas famílias, que deixarão de enfrentar dificuldades para atendimentos simples como acesso a exames e consultas. A proposta é que eles sejam atendidos nas unidades geograficamente de referência”,  encerra.
_______________________________
Baixa procura por vacina em Itabuna e sarampo preocupam autoridades de saúde
 
 
As autoridades de saúde de Itabuna estão preocupadas com a baixa procura por vacinas nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e o aparecimento de possíveis casos de sarampo no município. Segundo a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Britto, a cidade registrou menos de 30% de imunização em crianças, principal público alvo da campanha. 
 
“Quanto mais pessoas deixam de se vacinar, maiores os riscos do vírus voltar à ativa”, alerta. Ela informa que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que só nos dois primeiros meses deste ano os casos da doença aumentaram em quase 80% em todo o mundo ante o mesmo período do ano passado. 
 
“É preocupante, porque o sarampo é uma doença infectocontagiosa e que pode ser prevenida com a vacina”, reforça. A coordenada da Rede de Frio acrescenta que a doença enfraquece o sistema imunológico e deixa o paciente mais suscetível a outros tipos de doenças como pneumonia e diarreia, meses depois da infecção.    
 
Camila Brito contou que o Ministério da Saúde já tem uma campanha para atender os trabalhadores da saúde, como um público específico e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos para corrigir essas lacunas vacinais. 
 
Lembra que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família e que a dose, além de gratuita  a vacina pode ser aplicada de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas   
 
“É preciso que pais e responsáveis se conscientizem sobre a importância da segunda dose de reforço da tríplice viral, que protege não apenas do sarampo, mas também de caxumba e rubéola. Só assim será possível garantir o aumento do anticorpo e a eliminação do vírus em circulação em nosso município”, concluiu.
________________________________
Agentes ambientais recolheram mais de 300 kg de recicláveis durante festa no final de semana
 
 
Mais de 300 kg de produtos recicláveis foram recolhidos pelos agentes ambientais da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI) durante uma festa particular que aconteceu no final de semana no Bairro São Judas, em Itabuna. Esta foi a primeira vez que eles tiveram a oportunidade de trabalhar com a coleta durante um show.
 
A ação foi mais uma forma encontrada pela Prefeitura de Itabuna para auxiliar dezenas de famílias que sobrevivem da comercialização de materiais recicláveis no município. Ao todo foram 176.5 kg de latinhas, 52,5 kg de misto Pet e Papelão e 80 kg de papelão que serão processados na Central de Reciclagem da Coletiva Seletiva para posterior venda 
 
O supervisor de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) e do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, comenta que esta primeira experiência exitosa numa área de eventos foi uma espécie de preparação dos agentes ambientais para o Itapedro, uma grande festa de São Pedro que será realizada no final de junho pela Prefeitura de Itabuna.
________________________________
Prefeitura executa serviços de poda e roçagem  na limpeza de escolas e postos de saúde 
A Prefeitura de Itabuna inicia a semana com serviços de poda de árvores e roçagem atendendo novas localidades, dentre elas, áreas das escolas municipais José Nunes Nascimento, no Fonseca, e Brasília Baraúna, no São Roque, Lourival Oliveira, em Ferradas, e Leonor Pacheco, no Bairro Maria Matos.
Além disso, várias ruas do bairro de Ferradas também estão recebendo os serviços de roçagem realizados pelo Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.
A praça da parte alta do Vila Zara, e a Praça dos Eucaliptos no Conceição, também estão recebendo atenção especial, assim como o Posto de Saúde e a Creche do bairro Jorge Amado. Outras localidades onde já foram executados  serviços de roçagem pela equipe da Limpeza Pública foram dos bairros São Caetano, Gegéu Rocha e os campos de futebol do Daniel Gomes e Pedro Jerônimo.
Na sexta-feira passada, dia 20, foi intenso o trabalho de roçagem no Estádio Luiz Viana Filho, nas bordas do canal de drenagem do Bairro Vila Anália e nas laterais da Avenida José Soares Pinheiro.
“Estamos seguindo a determinação do prefeito Augusto Castro de atender a cidade de ponta a ponta para melhorar a qualidade de vida da população”, comentou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini. Ele acrescenta que a roçagem e limpeza das margens do Rio Cachoeira, no centro da cidade, já foram concluídas, com a remoção da vegetação e do lixo para o aterro sanitário.
________________________________
Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação nesta semana em Itabuna
 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga calendário de vacinação nesta semana em Itabuna
 
Para a vacinação contra o Covid-19, no período matutino e vespertino nas Unidades Básicas e de Saúde da Família a vacinação da primeira, segunda, terceira dose e dose de reforço serão aplicadas desta segunda a quinta-feira, 26, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas.
Vale destacar que as unidades funcionam até às 16h mas ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.
PRIMEIRA DOSE
Para a primeira dose o público maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
SEGUNDA DOSE
Para a segunda dose, as pessoas que estão com data de retorno até o dia 27/05 para uso das vacinas CORONAVAC, OXFORD e PFIZER.
Vale destacar que está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.
TERCEIRA DOSE
Para a terceira dose nas Unidades Básicas de Saúde, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).
DOSE DE REFORÇO JANSSEN
Nas UBS, pessoas maiores de 18 anos, que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen.
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
VACINAÇÃO INFANTIL
Esta semana, a vacinação infantil acontece na sexta-feira, dia 27, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 08h às 11h e das 13h às 16h. Vale destacar que as unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.
São imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 06 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica.
SEGUNDA DOSE CRIANÇAS
Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 05 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias.
Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com     foto.
Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 06 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.
As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).
*AÇÃO DA REDE DE FRIO – VACINAÇÃO INFANTIL*
Na sexta-feira, dia 27, haverá também, ação executada pela Rede de Frio para vacinação infantil. Das 10 às 14h na UBS José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP) serão imunização crianças contra o covid-19, influenza e sarampo (tríplice viral).
Crianças de 5 a 11 anos serão imunizadas com a primeira e segunda dose contra o covid-19 da Coronavac e Pfizer. Já as crianças de 06 meses a menores de 05 anos serão imunizadas com a dose única do sarampo ou com a dose única/primeira dose da influenza.
A documentação necessária é o RG, CPF, ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros anteriores.
*CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL*
A campanha de vacinação da Influenza (gripe) e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola acontece nas Unidades Básicas de Saúde e as vacinações ocorrem concomitantemente à vacinação da covid-19.
Nesta semana, a vacinação acontece de segunda a quinta-feira, 26, das 8 às 11 e das 13 às 16h nas UBS e USf . Nesta segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada, o público alvo são idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Já para a vacinação da Tríplice Viral, nesta segunda fase o grupo são os trabalhadores de Saúde (inclusive estagiários de saúde que atuem em serviços de saúde) e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina
com registros anteriores.
Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vínculo ativo, tais como: contracheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.
AÇÃO DE INTENSIFICAÇÃO VACINAL MENINGOCÓCICA
Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de intensificação  vacinal com a vacina Meningocócica C (Conjugada). A vacinação ocorre de segunda a quinta-feira, dia 27,  nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.
O público alvo são pessoas a partir de 1 ano de idade até 19 anos, 11 meses e 29 dias que não tomaram a vacina meningo C ou ACWY.
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também