VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITO DE ITABUNA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA PONTE

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou, nesta segunda-feira (25), ordem de serviço para a construção da nova ponte sobre o Rio Cachoeira. A ponte ligará a Avenida Amélia Amado, no centro da cidade, à Rua João Teles, no Conceição. Com investimento de R$ 36.485.872,20, as obras têm previsão de conclusão em 12 meses, segundo a gestão municipal.

Os recursos financeiros para a execução da obra foram obtidos junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O crédito internacional é destinado a financiar o Programa de Integração Urbana de Itabuna, com o aval do Governo Federal.

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, Augusto Castro afirmou que não será apenas a construção da nova ponte. “Também estamos investindo na requalificação da orla do Rio Cachoeira e da passarela [sobre a Ilha do Jeque] e na integração urbana com a Avenida Amélia Amado. Quem mora na região do Fátima e Califórnia, na zona norte, e precisa ir ao São Caetano, na zona sul, não precisará mais atravessar o centro da cidade”, discursou.

O prefeito aproveitou para agradecer a parceria com o Governo do Estado, que investe na duplicação do trecho entre Fátima e até o Condomínio o Cidadelle, na margem esquerda, e na BA-649, nova rodovia na margem direita de ligação entre Itabuna e Ilhéus. “É preciso destacar a parceria com o governador Jerônimo Rodrigues que nos ajuda a modificar a realidade, a exemplo da duplicação das pistas na Avenida Amélia Amado, com quatro quilômetros de extensão, que vamos licitar”, anunciou.

A ponte será constituída por quatro vãos centrais com 31,25 metros e 23,63 metros de largura e por dois vãos, inicial e final em “leque”, com largura e vão variáveis, segundo informou o governo municipal. A infraestrutura dos pilares centrais consiste em sapatas apoiadas no leito rochoso do Rio Cachoeira, segundo a secretária Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

A secretária Sônia Fontes acrescentou que os trabalhos preliminares preveem topografia, conferência de sondagens para as fundações, execução de batimetria em tempo seco e de maiores enchentes para certificação de geotecnia para que sejam conferidos os projetos estruturais e iniciar o bate-estaca e fundações.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também