VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PANCADINHA LUTA PARA BENEFICIAR PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O deputado Pancadinha (SD) propôs a cessão gratuita de ingressos à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em praças esportivas, de cultura e lazer de todo o Estado. A gratuidade será estendida aos pais, cuidadores e/ou responsáveis do portador de Tea. Em projeto de lei que apresentou na Assembleia Legislativa, ele alegou que uma das dificuldades enfrentadas por pessoas com o transtorno de espectro autista é a falta de locais apropriados para a interação social, uma vez que elas possuem hipersensibilidade a ruídos produzidos em locais públicos.


O parlamentar considera que ações para a inclusão e interação de pessoas com TEA são de suma importância no processo de socialização, “considerando que é cientificamente comprovado que o esporte pode ajudar na redução da gravidade dos sinais e até mesmo no tratamento”. E uma oportunidade de promover essa inclusão “são os eventos realizados com aplicação da penalidade de perda de renda e público, nos casos determinados pela Justiça Desportiva”.
Nesses casos, explicou, os jogos ocorrem normalmente, mas sem a presença das torcidas, o que diminui drasticamente os ruídos advindos das arquibancadas. “Assim, seria possível aproveitar da situação de penalidade para promover inclusão social”, permitindo que, nesses jogos, as pessoas com TEA e seus acompanhantes possam entrar nos estádios “e aproveitar da emoção de assistir a um jogo ao vivo, sem que isso implicasse na violação à penalidade aplicada, visto que o público seria absolutamente restrito e a renda continuaria perdida”.

O legislador entende que sua proposição, tem, portanto, “verdadeira função social de uma penalidade já aplicada, revertendo-a para uma possibilidade de inclusão e ampliação de acessos”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também