VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

ITABUNA ACONTECE

Nesta sexta-feira, dia 5, aconteceu em todo o estado o “Dia D de Limpeza em Combate ao Aedes aegypti”. Iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a ação de  visou realizar diversos mutirões pelos Agentes de Endemias no combate aos focos do mosquito em todos municípios da Bahia, simultaneamente.
 
O Comitê Intersetorial das Arboviroses Urbanas da Bahia, por meio da Coordenação de Doenças Transmitidas por Vetores (CODTV), definiu como estratégia a realização do dia “D” para a mobilização da população e dos parceiros intersetoriais sobre a importância da prevenção das arboviroses urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika). 
 
Em Itabuna, a Divisão de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, organizou ação especial que se iniciou desde ontem, dia 4. Por meio da equipe de Educação em Endemias foi realizado um Pit-Stop próximo à rodoviária.
 
Hoje, a ação ocorreu com Pit-Stop na Praça José Bastos, no centro, pela equipe de Educação para orientação e conscientização das pessoas. 
 
Também aconteceram mutirões de combate ao Aedes aegypti nos bairros de Ferradas, Novo Horizonte, Novo São Caetano, Carlos Silva, Califórnia e  Centro de maior infestação de larvas.
________________________________
Itabuna inicia Campanha de Multivacinação Infantil e Vacinação contra Poliomielite 
 
A partir da próxima segunda-feira,  dia 8, inicia-se em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil e a Vacinação contra a Poliomielite. Em Itabuna, as imunizações acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.
Na quarta-feira passada, dia 3 a Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde se reuniu com enfermeiros e técnicos da Atenção Primária para alinhamento da campanha que visa imunizar crianças e adolescentes com todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) para crianças a partir de seis meses a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
 
VACINAÇÃO POLIOMIELITE 
 
Na segunda, quarta e sexta-feira, em paralelo à Multivacinação vai acontecer a vacinação contra a Poliomielite. O público-alvo são crianças de maiores de um ano e menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destacou a importância de se manter em dia com a imunização completa de crianças e adolescentes. “Nosso objetivo é acolher todas as crianças e adolescentes que precisam concluir esquemas vacinais. Para além da Covid-19, existe uma infinidade de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação. Por isso, fazemos um apelo aos pais, tutores e responsáveis para que garantam a imunização completa. A equipe está preparada para recebê-los”, afirmou.
A documentação necessária para Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite é o RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina da criança/adolescente que deve estar acompanhado do seu pai, tutor ou responsável.
________________________________
 
No ritmo acelerado das obras estruturantes e de pavimentação, Augusto confirma permanência de Almir
 
 
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Almir Melo Júnior, continua à frente da pasta. “O secretário Almir Melo Júnior, recebeu o convite para coordenar a campanha majoritária de Jerônimo e Geraldinho Junior. O que não impede de continuar tocando a execução dos projetos estruturante de nossa cidade, pois competência não lhe falta”, diz Augusto Castro.
 
Dentre os projetos estão a urbanização de diversas vias do município, a nova feira-livre do Bairro São Caetano, a duplicação do trecho da entrada de Itabuna pela BR 415 até   o posto Cachoeira, a nova avenida margeando o Rio Cachoeira ligando a nova BA 649. Além das obras que integram o pacote do empréstimo internacional que vem sendo pleiteado pela Prefeitura.
 
Legenda: Urbanização e pavimentação asfáltica chegarão em vários bairros da cidade. Fotos: arquivo
 
________________________________
 
Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde já totaliza 75 mil procedimentos em Itabuna
 
 
No primeiro semestre do ano, a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 75 mil procedimentos em Itabuna, distribuídos entre a Regulação Municipal e a Policlínica Regional, o que indica um aumento de mais de 25% em relação ao mesmo período do ano passado (56 mil), em que já se apontava melhorias com a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD)
Em pouco mais de um ano e sete meses da atual gestão muito já foi realizado, entre requalificações estruturais de Unidades Básicas e de Saúde da Família e reabertura de unidades desativadas  há anos, na Policlínica Municipal Dois de Julho, qualificação de pessoal e melhor oferta de atendimentos e mais humanização nos serviços prestados.
Por anos, a Central de Regulação do município foi motivo de insatisfação da população. Mas, desde o ano passado, têm apresentado melhorias significativas e até zerando filas de espera, a exemplo de procedimentos como ressonâncias magnéticas e tomografias que não são mais lançadas em fila de espera.
Para facilitar o fluxo e acelerar o acesso, o paciente no momento da procura nas UBS e USF já saem com autorização e agendamentos. Neste ano, já foi possível alcançar mais pacientes e mais procedimentos, a exemplo do aumento das cotas para tratamento de varizes que foram de 130 para 390 pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Para se ter ideia, no primeiro semestre do ano foram realizadas 3.521 ressonâncias em Itabuna, sendo 2.701 só pela Regulação Municipal. O restante foi regulado para a Policlínica Regional. O aumento foi de mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste ano de 2022, outros procedimentos que apresentaram aumento foram as tomografias, sendo realizadas mais de 2 mil somente no primeiro semestre, indicando aumento de mais de 40% em relação ao período do ano passado.
Também já foram realizados 33.200 diagnósticos por imagem (aumento de 40%), 21.631 consultas especializadas sendo 21.631 só pela Regulação Municipal (aumento de 10%), 3.423 mamografias (aumento de mais de 20%), entre outros. Segundo a Diretora da Central de Regulação, Annarony Céu, uma das principais melhorias no fluxo é com relação a implantação da descentralização de alguns procedimentos.
“Na gestão do prefeito Augusto Castro, conseguimos que toda a oferta de média complexidade se tornasse descentralizada, ou seja, distribuídas para as 33 unidades de saúde do no município, o que inclui consultas especializadas e exames de laboratório, fisioterapia, exames de imagens (Ultrassonografias e Raios-X), o que facilita muito o acesso da população aos procedimentos”, afirmou.
Segundo ele, no que se refere a demanda de alta complexidade é exclusiva a marcação na Central de Regulação do município, atendendo a ordem de chegada no horário de 7 às 13 horas, horário estabelecido para atendimento ao público por demanda espontânea.
“Nosso objetivo é aumentar o acesso da população, com um serviço humanizado, digno e oferecendo uma saúde melhor a cada dia. Esse é o mote da gestão do prefeito Augusto Castro e da secretária municipal de Saúde Lívia Mendes Aguiar, bem como de toda a equipe da Central de Regulação e Secretaria Municipal de Saúde que têm se empenhado bastante,” concluiu a diretora  Annarony Céu.
________________________________

 

 
USF Jorge Amado será entregue na próxima terça-feira aos moradores do Maria Matos
 
Na próxima terça-feira, dia 9, às 10 horas,  mais um equipamento de saúde será entregue requalificado à população de Itabuna. Desta vez, a USF Jorge Amado, no Bairro Maria Matos (Rua de Palha). A unidade passou por obras de requalificação em toda a sua estrutura para oferecer atendimento de qualidade aos moradores. 
 
No final do ano passado, a USF foi devastada pelas enchentes do Rio Cachoeira. Por isso, foram necessários investimentos da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (FASA) de Itabuna e a cessão de  todos equipamentos mediante doação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 
 
A USF Jorge Amado é a 10ª unidade de saúde entregue requalificada à população na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), que está executando o mais arrojado projeto de recuperação da atenção primária da cidade. A entrega acontece em agosto depois de ter sido adiada da semana de aniversário da cidade, que transcorreu em 28 de julho. 
 
Dentre os equipamentos doados pela instituição pública de ensino superior para equipar a unidade estão: quatro computadores, com monitores e uma impressora multifuncional, uma geladeira, um frigobar, dois aparelhos de ar-condicionado Split,  um foco clínico hospitalar, um otoscópio de LED,  sete mesas, 22 cadeiras, dois  armários, um nebulizador e uma balança digital. 
 
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, comemorou mais uma entrega e destacou a importância de estruturar a Atenção Primária. “Nunca se teve um olhar tão atencioso. Graças ao prefeito Augusto Castro a Saúde de Itabuna é priorizada para oferecer qualidade de vida digna à população”, destacou. 
 
“Temos nos esforçado no objetivo de requalificar todos os postos de saúde, pois entendemos as necessidades da população que são reais e reverberam como reflexo de descaso de gestões passadas”, afirmou a secretária. 
 
O engenheiro da Secretaria Municipal  de Saúde, Tiago Silva, destaca as melhorias estruturais que foram implantadas na USF Jorge Amado. “Além da requalificação, foram implantadas melhorias como ajuste do layout interno, para melhor fluxo do lixo contaminante, mudança no posicionamento da sala de curativo e criação de um espaço para expurgo e central de material,” pontuou.
 
Nos próximos dias ainda como parte dos festejos dos 112 anos de Itabuna serão entregues mais duas unidades requalificadas: USF Manoel Rodrigues, no Bairro Nova Ferradas, e USF Calixto Midlej Filho, no Bairro Nova Itabuna, além da nova base da Central de Regulação do Samu-192,  no Nova Itabuna, e assinatura de ordens de serviço.
_____________________________
 
Secretaria de Promoção Social entrega Escola Profissionalizante de Itabuna e abre inscrições
 
 
Um misto de emoção, gratidão e expectativa tomou conta do centro da cidade no final da tarde de quinta-feira,  dia 4, durante a solenidade de entrega da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro. A unidade foi requalificada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e vai oferecer 485 vagas, distribuídas em 10 cursos profissionalizantes.
 
A Escola Profissionalizante esteve fechada nos últimos dois anos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Toda a estrutura do imóvel e redes hidráulica e elétrica que estavam comprometidas oferecendo risco foram reformadas. De acordo com informações, a última manutenção ocorreu há 15 anos, com o aporte financeiro dos próprios alunos para realização da pintura. 
 
“A Escola Profissionalizante é um equipamento importante do município que estava totalmente deteriorada, precisando de uma intervenção urgente, pois representava riscos para colaboradores,  os alunos. Por isso, a necessidade dessa requalificação antes da reabertura das portas para a comunidade, porque temos uma responsabilidade com a população”, comentou a secretária, Andrea Castro, que estava feliz com a entrega da unidade profissionalizante da SEMPS. 
 
Durante o ato de entrega, o prefeito Augusto Castro lembrou a importância social da escola para a cidade. “É mais um importante equipamento que entregamos nestes 112 anos de festejos da emancipação de Itabuna que vai formar profissionais com a capacidade de empreender, de gerar sua própria renda e ser capacitado para o mercado de trabalho”, disse.
 
Presente à solenidade, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSC), Joana Angélica Guimarães Luz, afirmou que a instituição de ensino superior deseja ser parceira da Prefeitura em projetos que visem oferecer cursos profissionalizantes. Sua fala foi uma resposta ao prefeito Augusto Castro que disse do seu desejo de capacitação da mão de obra para os investimentos que estão chegando no sul da Bahia.
 
A Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro vai oferecer os cursos de Artesanato, Arte Culinária, Bordado à Mão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Crochê, Estética, Manicure, Pintura e Informática, nos turnos matutino e vespertino para os residentes em Itabuna. As inscrições serão gratuitas e realizadas a partir do dia 8 até o dia 19 de agosto, de acordo com um calendário. 
 
Para fazer a inscrição é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e o número do NIS.  A SEMPS vai destinar 50% das vagas disponibilizadas para pessoas que são beneficiárias de programas sociais do governo e com cadastro ativo no NIS. Para este público, a administração do prefeito Augusto Castro também vai oferecer todo o material necessário ao curso. Também participaram da solenidade, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e servidores públicos.
 
CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES
 
08 e 09/08 – Confirmação das matrículas de 2020
10/08 – Artesanato e Bordado 
11/08 – Corte e costura 
12/08 – Pintura e Manicure 
15/08 – Cabeleireiro 
16/08 – Estética e Crochê 
17/08 – Informática 
18/08 – Arte culinária
________________________________
Prefeitura entrega Escola Profissionalizante requalificada nos festejos dos 112 anos de Itabuna
“A nossa escola está de volta. Quanta saudade estava desse lugar… É um lugar histórico de nossa cidade e que agora está linda, uma verdadeira casa das artes”, celebrou a dona de casa Conceição Santos, na tarde de quinta-feira, dia 4, durante a entrega da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, depois das obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
O ato faz parte das comemorações de aniversário de 112 anos de Itabuna, que transcorreu no dia 28 de julho. A reforma da unidade representa mais um avanço para a melhoria da qualidade de vida dos itabunenses.
“É o cumprimento dos compromissos que firmamos durante a campanha: melhoria da educação, oportunidade de qualificação profissional e a possibilidade de geração de renda para as famílias. É isso que representa a entrega de mais esse equipamento”, declarou o prefeito Augusto Castro (PSD).
Fundada em 1987, a Escola Profissionalizante desde então nunca havia passado por uma reforma ou reestruturação de suas instalações. Agora a unidade, que esteve fechada por dois anos, em decorrência da pandemia do Covid-19, foi amplamente requalificada, com mudanças na estrutura hidráulica, elétrica, reforço na estrutura da cobertura, mobiliário e equipamentos novos.
“A Escola é um equipamento importante que estava deteriorado e precisando de uma intervenção urgente, uma vez que a mesma já apresentava riscos tanto para os colaboradores quanto para os alunos. Por isso, a necessidade dessa reforma estrutural antes de reabrir as portas para a comunidade, porque temos responsabilidade diante da população”, comentou a secretária Andrea Castro, titular da SEMPS.
As pessoas residentes em Itabuna poderão participar de 10 cursos: Artesanato, Arte Culinária, Bordado à Mão, Cabeleireiro, Corte e Costura, Crochê, Estética, Manicure, Pintura e Informática, nos turnos matutino e vespertino. As inscrições serão gratuitas a partir do dia 8 até o dia 19 de agosto. O candidato à vaga, deve levar RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS.
Cinquenta por cento das 485 vagas oferecidas serão destinadas a pessoas que são beneficiárias de programas sociais do governo e com cadastro ativo no NIS. Para este público,  pela primeira vez a Administração Municipal vai oferecer todo o material necessário do curso para que possibilite uma melhor participação das pessoas que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza e não haja evasão.
________________________________
 
Boletim Covid-19 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.064  pacientes curados, 3.202 confirmados, sendo 126 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados 09 e óbitos descartados, 03.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também