Pesquisas fraudulentas, noticias fakes, uma enxurrada de desinformação está circulando em diversas redes sociais, entre elas sites e blogues.
Pesquisas que deixam o eleitor confuso, como vem ocorrendo na cidade de Ilhéus, noticias fakes, entre outras que vem colocando em cheque até mesmo os órgão de comunicação.
Nas pequenas cidades do interior também não é ao contrário como Jussari, por exemplo, onde a disputa está acirrada. O certo mesmo é o eleitor acompanhar a vida dos candidatos, saber se, ele como administrador foi um exemplo e os que concorrem pela primeira vez, tem um passado limpo e que mostre projetos e planos de Governo, do interesse da comunidade.
TSE Preocupado comas Fakes:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que cidadãs e cidadãos podem enviar, por meio do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), denúncias de notícias falsas passíveis de causar danos ao equilíbrio ou à integridade das eleições e ao processo eleitoral.
O sistema é um instrumento que fortalece a participação cidadã justamente por receber e dar encaminhamento às denúncias acerca de informações falsas, descontextualizadas ou manipuladas, divulgadas por terceiros sobre as eleições ou sobre o sistema eletrônico de votação.
Além de denunciar pelo Siade conteúdos falsos contra a Justiça Eleitoral (JE), as pessoas podem também enviar alertas sobre notícias inverídicas ou duvidosas divulgadas nas redes sociais contra integrantes da Justiça Eleitoral, bem como denúncias sobre ataques injuriosos, caluniosos ou difamatórios.
Reportagem de Paulo Leonardo
DRT/Ba. 1427