A Bahia que inspirou a vida e a obra do escritor baiano JorgeAmado, do fotógrafo PierreVerger e do pintor Carybé também influenciou um roteiro turístico e tem encantado e atraído visitantes de diversas cidades do Brasil que vem exclusivamente para fazer o passeio em Salvador. A viagem dura cinco dias e custa a partir de R$ 10.500, com direito a, por exemplo, hospedagem em um hotel do CentroHistórico de Salvador.
O roteiro, intitulado de A BahiadeTodososSantos, mostra paisagens e lugares de Salvador que inspiraram os textos, as pinturas e as fotografias de Jorge Amado, Verger e Carybé. São experiências que envolvem história, arquitetura, sincretismoreligioso e manifestaçõesculturais e artísticas, seja na culinária, na música ou na dança. A viagem passa por locais que envolvem outros nomes, como Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Mario Cravo, Calasans Neto, Genaro de Carvalho, Carlos Bastos, Tatty Moreno e LinaBoBardi.
Entre os principais pontos do roteiro estão: a Fundação Jorge Amado, no Pelourinho, a Feira de São Joaquim, terreiros de candomblé́, a Casa do Rio Vermelho – antiga residência do escritor baiano e da sua esposa, a também escritora Zélia Gattai -, a casa de Carybé e a Fundação Pierre Verger, além de assistir um espetáculo do Balé Folclórico da Bahia, do um almoço na Casa do Benin e bate-papo exclusivo com os historiadores Rafael Dantas e Chico Senna.
Baiana vivendo no Rio de Janeiro, a consultora de viagens Adriana Lacerda conta que o roteiro turístico é fruto de uma pesquisa realizada há pelo menos três anos. A primeira edição da viagem foi realizada em novembro de 2022 e contou com 15 pessoas de cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A segunda já tem data marcada: de 22 a 26 de novembro deste ano. Mais informações podem ser encontradas no Instagram da agência NomadRoots ( @nomad.roots ).