Um vídeo que circula nas redes sociais mostra mais um episódio em que entregadores de aplicativo são destratados por clientes. Desta vez, uma mulher perdeu o controle e subiu o tom com um colaborador da plataforma de entregas delivery iFood após o trabalhador se recusar a deixar o pedido dentro do seu apartamento. “A gente não faz serviço de quarto”, afirmou o homem, que foi repreendido pela moradora do Condomínio Reserva Inglesa, no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Nas imagens registradas onde seria a porta do condomínio onde mora a cliente, é possível ouvir parte do diálogo entre o entregador e a consumidora. “A gente é delivery. A gente entrega somente até aonde a moto vai. A gente só pode entregar na portaria. A gente não é obrigado”, afirma o colaborador do iFood.
“Pedi para entregar na minha casa, não é quarto. Você é um abusado. Isso não vai ficar assim”, rebate a cliente. “Ainda se acha no direito. Tu foste abusado, se você tivesse ficado caladinho…”, emenda a mulher.
O trabalhador relembra ações contra entregadores de aplicativo têm sido recorrentes. “É por isso que tem acontecido tantas coisas ruins com entregador, por causa de clientes que tratam o entregador dessa forma”, pontuou.
“Eu falei que não faço serviço de quarto porque quem faz isso é serviço de quarto. Quando a gente vai na porta do cliente fazer isso, às vezes a gente pega o cliente só de cueca. Isso é legal?”, explica o homem. “Se a senhora tivesse alguma limitação, se estivesse grávida, se fosse uma idosa, aí sim”, informou.
“Não interessa”, berra uma mulher que acompanhava a responsável pelo pedido. “Tu não é nem stripper para fazer serviço de quarto”, debocha a cliente.
De acordo com Diego Barreto, vice-presidente de estratégias e finanças do iFood, “a obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato que existe na residência da pessoa. Se for no condomínio, esse ponto é a portaria. Essa é a recomendação dada para os entregadores e a comunicação passada para os consumidores”.
Já a head de Driver Safety do iFood, Juliana Pencinato, informa que “não existe obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos, mas recomendamos que os clientes desçam para receber o pedido”.