Vídeos filmados pelos criminosos que foram descobertos escavando um túnel em direção à Penitenciária Central do Estado do Mato Grosso (PCE-MT), em setembro de 2022, em Cuiabá, mostram um pouco da rotina do grupo na casa utilizada para a empreitada.
As imagens divulgadas pela TVCA, filiada da Rede Globo, nesta quinta-feira (26), mostram vários integrantes do grupo com pás, baldes e sacos, retirando terra em meio ao esgoto que acumulou na abertura.
Em outras imagens, agachados no líquido insalubre, dentro do túnel iluminado por lâmpadas, eles aparecem dividindo uma cachaça.
Segundo a Polícia, eles conseguiram escavar cerca de 30 metros. Para a operação, foram investidos ao menos R$ 500 mil.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Caio Albuquerque, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), a estrutura do túnel era precária e corria risco de desabamento.
“Acredito que eles não conseguiriam chegar e a estrutura poderia ruir a qualquer momento. Eles estavam em uma situação periclitante”, disse o delegado.
Até o momento, a GCCO prendeu e apreendeu 17 envolvidos no caso, sendo quatorze adultos e três adolescentes.
Destas, doze foram detidas em setembro, flagradas na residência na descoberta da escavação. Outras cinco foram presas na quarta-feira (25), durante operação em Rondonópolis.
Entre elas, está o engenheiro responsável pelo projeto do túnel, Anderson Ramos da Cruz, de 36 anos.