VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Valderico Júnior terá de devolver R$ 437,7 mil por rejeição de contas em campanha

O candidato derrotado nas eleições de Ilhéus em 2020, Valdérico Júnior (União), não conseguiu reverter a reprovação das contas dele no pleito de 2022, quando se candidatou a deputado federal. Com isso, o político terá de devolver R$ 437,7 mil. Em sessão desta quinta-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) rejeitou por unanimidade um recurso [no caso, embargos de declaração] do deputado federal suplente, o que manteve a reprovação das contas de Valdérico Júnior.

Os desembargadores seguiram o voto do relator da matéria, Abelardo da Matta Neto. Valdérico Júnior é filho do ex-prefeito Valdérico Reis, e obteve 11,4 mil votos em 2022. Não se elegeu, mas ficou na suplência. Em 2020, foi derrotado por Mário Alexandre (PSD). O atual gestor se reelegeu com 43,24% dos votos válidos. Já Valdérico Júnior, que ficou em segundo lugar, obteve 23,50% dos sufrágios.

Caso não devolva os recursos ao Tesouro Nacional, o postulante pode sofrer penalidades que impedem nova candidatura, além de afetar o partido da qual faz parte, que pode ficar impedido de receber recursos do Fundo Partidário.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também