VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Utilizado no acarajé em Salvador, corante rosa da ‘onda Barbie’ pode causar câncer, aponta estudo

Em meio ao burburinho da estreia do filme Barbie na última quinta-feira (20), várias cidades do Brasil entraram no clima e passaram a fazer comida utilizando um corante que deixa o alimento na tonalidade rosa. Em Salvador foi criado o acarajé, mas segundo um especialista o uso excessivo do corante pode trazer malefícios à saúde.

Outros quitutes como bolos, doces, tapiocas e até sushis aderiram à “moda”. De acordo com o professor e pesquisador de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp Maurício Rostagno, ouvido pelo G1, é preciso ficar atento à forma de usar o corante. “O problema dessa onda do rosa é o excesso, não só o excesso pontual, uma exposição aguda a esses corantes artificiais, que podem causar uma reação também aguda, mas uma exposição frequente e acima desses níveis seguros que pode provocar doenças sérias”, disse.

Segundo o pesquisador, há estudos que classificam a substância como cancerígena e que ligam o uso do produto com possíveis alergias e hiperatividade, quando utilizado acima das quantidades recomendadas.
A substância mais utilizada para dar o tom da “Barbie” aos alimentos é a eritrosina, corante rosa-cereja produzido a partir de uma reação química, derivado de um sal sódico.

Os malefícios à saúde dependem de uma série de fatores, mas principalmente da dosagem e da frequência, de acordo com a Ingestão Diária Aceitável (IDA). O índice, estipulado pela Organização Mundial de Saúde, determina a quantidade que se pode consumir de uma substância durante todos os dias, com segurança, por toda a vida.


“A eritrosina tem uma IDA que é 0,1 mg por quilo, ou seja, se uma pessoa de 60 kg consumir 6 mg durante a vida inteira, todos os dias, ela não deve ter nenhum problema de saúde, mas 6 mg não é nada, é uma pontinha de uma colherzinha de chá, ultrapassar os miligramas indicados é muito fácil, principalmente em preparações caseiras”, explica Maurício.

De acordo com o pesquisador, a melhor alternativa para dar cor aos alimentos são os corantes naturais, que podem ser obtidos de diversas formas e, além de serem mais saudáveis, não afetam ou poluem o meio ambiente, como é o caso dos sintéticos.

“Corantes naturais, como o carmim cochonilha, feito a partir de um inseto e utilizado por várias indústrias grandes e até em maquiagens, é uma boa opção. Existem pesquisas para desenvolver outros corantes naturais, a partir de casca de uva e jabuticaba, para substituir esses corantes sintéticos que são muito preocupantes, a fim de reduzir o consumo dos mesmos”, pontuou.

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também