A família relata que a jovem foi atropelada na última quinta-feira (01), por volta das 18h30, em frente ao condomínio Praia Dourada em que ela morava, na zona sul de Ilhéus, após tentar atravessar no trecho duplicado da BA-001, para chegar no ponto de ônibus em direção a Faculdade de Ilhéus. O local é totalmente escuro, não tem faixa de pedestre e não possui radar eletrônico nas imediações.
Socorrida e encaminhada para emergência do Hospital Regional Costa do Cacau, Vanessa teve morte cerebral constatada pela equipe médica, não resistindo aos graves ferimentos pelo corpo.
O motorista do carro identificado como André Victor de Oliveira Souza, estava conduzindo o Toyota Cross XRE, placa policial RPF 5H54, com licença de Ilhéus, permaneceu no local do acidente, enquanto aguardava o socorro. Em seguida, o condutor se apresentou no plantão da 7ª COORPIN, onde foi ouvido e liberado.
Vanessa era filha única e estava no 10º semestre do curso de enfermagem da Faculdade de Ilhéus, que por meio de nota, lamentou o acidente e expressou condolências aos familiares. O sepultamento, de acordo com a família, ocorre ainda hoje, no cemitério Reviver, às 15h.