A guerra começou no sábado pela manhã, quando ocorreu um homicídio , dentro de uma loja na cidade de Valença, baixo Sul da Bahia. De acordo com as primeiras informações da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a vítima foi surpreendida por um homem armado e levou vários tiros na cabeça. Logo em seguida, o atirador fugiu.O jovem morto era o cliente da loja e foi identificado como Vinícius. Os assassinos foram bandidos ligados ao Comand0 Vermelh0 que dominam o tráfico de drogas no bairro Bolívia.
“Postou, morreu. Eles publicaram story no Instagram e estavam sendo monitorados por traficantes. A vítima era moradora de Boipeba que é BDM. O bairro Bolívia onde ele foi comprar roupa é CV. Vamos buscar imagens das câmeras de seguranças para identificar o assassino”, disse um policial envolvido na ocorrência.
Ainda no sábado, revoltados com a morte de Vinicius, seus comparsas praticaram um tiroteio que deixou três mortos e dois feridos, na Ilha de Boipeba, no município de Cairu . A suspeita é que os envolvidos no confronto armado sejam integrantes de duas facções criminosas que atuam na Bahia.
Um dos mortos no tiroteio foi identificado como Wellington da Silva. Os outros dois ainda não foram identificados pela Polícia Civil. Também não foram divulgados os nomes de outras duas pessoas que ficaram feridas no tiroteio.