Entregar um tablet infantil nas mãos de uma criança pode ser algo impensável para alguns pais, ainda há pessoas que resistem ao uso do portátil com receio sobre o que os seus filhos terão acesso.
Tal posição é compreensível, pois na internet se encontra de tudo, tanto para o bem quanto para o mal, e as crianças não possuem a maturidade suficiente para discernir o que pode ou não consumir.
Dito isso, temos a opção dos tablets infantis que podem se tornar grandes parceiros para o processo de aprendizado mas, também, para o entretenimento saudável dos pequenos.
Sabe aquele velho ditado que diz: “Tudo que é demais faz mal”? Pois bem! Ele também se aplica ao uso do tablet por crianças, nesse caso pode tornar o equipamento um vilão.
O tablet infantil, se bem direcionado e com regras a serem cumpridas, é uma excelente opção de divertimento e ferramenta de estudos.
Mas, o que não pode acontecer é deixar o equipamento se tornar a “babá” em tempo integral, se for assim, os prejuízos poderão ser expressivos tanto em aspectos físicos quanto psicológicos, afetando diretamente o desenvolvimento infantil.
Se a criança não tiver limites ao modo como utilizará o aparelho é previsível que o tablet se torne algo negativo, totalmente prejudicial.
Por exemplo, problemas de visão, atrapalhar o sono, reduzir a sociabilidade, mas todos esses problemas e outros que possam surgir, podem ser evitados somente com a imposição de algumas regrinhas para tempo de uso e exposição a determinados conteúdos.
Mas, vamos agora aos 4 motivos para você se convencer a comprar um tablet infantil para seu filho ou filha.
1 – Tablet infantil como ferramenta de estudos
Com a chegada da pandemia do Coronavírus toda a rotina das crianças foi alterada, por exemplo, estudar de casa e não mais frequentar a escola, com isso os métodos de ensino tiveram que se reinventar e a internet se tornou a heroína nesse momento.
As crianças precisaram ter acesso aos estudos, às aulas virtuais para não estacionar o progresso já adquirido no ambiente escolar e, para isso acontecer de fato, algum eletrônico tinha que estar disponível para elas.
Os tablets infantis são ótimas alternativas para que a criança tenha mais conforto e facilidade para interagir com os conteúdos escolares, fazer pesquisas na web, assistir aulas, fazer a organização das demandas, etc.
2 – Tablet para crianças como meio de diversão
Geralmente os aparelhos possuem aplicativos embutidos, são diversas opções de jogos adequados à faixa etária infantil, que promovem desenvolvimento sensorial, cognitivo, ativa a criatividade e atenção.
Além disso, há como baixar mais jogos direcionados tanto para a educação quanto para o entretenimento dos pequenos.
Outra opção de divertimento e que as crianças adoram são os vídeos, com o tablet infantil os baixinhos poderão assistir filmes e outros conteúdos audiovisuais como gostam.
3 – Os tablets infantis e o controle parental
O controle parental nesses portáteis é a segurança dos pais em saber o que as crianças irão acessar.
Com essa ferramenta os adultos efetuam bloqueios e liberações de conteúdos, jogos, sites que os pequenos podem consumir no aparelho.
Além de, também, poder controlar o tempo de uso, sim, é possível determinar um período específico que a criança pode utilizar o aparelho.
Dessa maneira, os pequenos não ficam soltos e se sentindo sem regras para fazer o que quiser com o tablet.
4 – Funções do tablet infantil
Vamos apontar as principais funcionalidades que esse equipamento pode proporcionar com o intuito de agregar evolução para as crianças.
Contribuição para o aprendizado;
Entretenimento;
Inserção ao mundo digital e tecnologias;
Estimulação da criatividade;
Incentivo à leitura;
Desenvolvimento global;
Melhoria da autonomia;
Emprego de limites.
Os tablets infantis tem muito mais a somar do que prejudicar as crianças.
Esses aparelhos são estruturados considerando as habilidades esperadas para cada idade, já possuem de fábrica tecnologias propícias para as crianças terem facilidade em usá-los.
Geralmente, possuem capa protetora emborrachada, podendo ter alça ou extensores que ajudam no manuseio do aparelho, pois já se esperam as quedas e solavancos, tornando a peça mais ergonômica e confortável de usar.
Há modelos totalmente direcionados para a área da aprendizagem que possuem apps educativos que efetuam a estimulação infantil de maneira mais ampla.
Você encontra também uma infinidade de modelos exclusivamente para a diversão das crianças, customizados com os personagens mais famosos, cores chamativas, repleto de jogos e muita interatividade.
Mas, você pode também adquirir um modelo adulto com mais capacidade de armazenamento e funções mais evoluídas, nesse caso não se esqueça do controle parental.
Enfim, há um tablet infantil para cada objetivo, não podemos tachá-lo como prejudicial às crianças, pelo contrário, ele pode ser um aliado ao desenvolvimento infantil como um todo.
Ter acesso ao mundo digital é uma realidade para as crianças, e poder contar com o tablet infantil é a garantia de ter muita diversão na palma da mão.