A Secretária Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde vem por meio desta esclarecer o aumento inesperado de casos ativos do município de Itabuna.
Atualmente, as testagens estão sendo realizadas pela Vigilância Epidemiológica – VIEP (em domicílio); Gripário (UBS José Maria Magalhães Neto, antigo SESP); Centro Covid (Ferradas); hospitais (para os internados), que em casos suspeitos, os pacientes são encaminhados para testagem na VIEP e UPA.
Nos últimos dias, o município registrou um aumento na procura pela realização das testagens. Nesse sentido, quanto mais testagens, mais registros de casos. Segundo a Vigilância Epidemiológica, setor responsável pela apuração dos casos positivados de Covid-19, o aumento dos casos ativos é reflexo do aumento das testagens que vêm se intensificado.
Vale ressaltar, ainda, que além das unidades mencionadas, a VIEP realiza testagens periódicas em domicílio e têm realizado também as testagens nas escolas estaduais. Ademais, os resultados estão saindo em quatro dias e os casos positivos são lançados assim que saem no sistema GalBahia.
Nesse sentido, o boletim diário emitido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reflete o dia em que os resultados saíram de testagens realizadas em dias anteriores, e que foram posteriormente computados no sistema. Estes registros de casos ativos são cumulativos, a exemplo dos resultados que saem no final de semana e serão lançados no boletim da semana vigente.
Os pacientes monitorados pela VIEP têm apresentado sintomas leves e estáveis. Contudo, é preciso que a população permaneça atenta aos números de casos ativos no município. Reitera-se a importância da vacinação, medidas de prevenção e protocolos contra Covid-19 adotados durante a pandemia que ainda perdura.
A VIEP seguirá acompanhando o quantitativo de novos casos por dia e aumento significativo em relação à média móvel da semana. Em caso de aumento constante dos casos ativos, a população será comunicada e medidas serão adotadas proporcionais a essa crescente.
_______________________________
Secretária Andrea Castro apoia projeto contra pobreza menstrual em Itabuna
A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, recebeu a vereadora Wilmacy Oliveira (PCdoB), na manhã desta quarta-feira, dia 24. Ela é autora do projeto de lei (053/2021) que visa combater a pobreza menstrual no município de Itabuna e reiterou a importância da iniciativa, colocando a Semps como parceira para a execução do projeto.
“Esse é um tema importante e recente que está mobilizando lideranças femininas no Brasil, que é a falta de acesso a produtos de higiene menstrual e, apoiamos e seremos parceiros na execução dessa importante política pública, já que em nosso município temos 30% de cidadãs que enfrentam dificuldades para comprar o próprio absorvente, um item básico e não podemos deixar de assistir a essa parcela da comunidade”, declarou a secretária Andrea Castro.
O projeto de lei apresentado à Câmara Municipal de Vereadores visa incluir o combate à pobreza menstrual da mulher e da adolescente na Política Municipal de Saúde da Mulher. Pela iniciativa parlamentar, o município deve garantir a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas.
A proposição também cria um Comitê Intersetorial com a participação das secretarias de Educação, Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza. Esse colegiado terá a responsabilidade de desenvolver ações relativas aos objetivos do projeto de lei.
O relatório já foi votado e aprovado pelas comissões da Câmara de Vereadores na segunda-feira passada e a matéria agora segue para votação em Plenário. Como o Plano Plurianual (PPA) também está sob apreciação do Legislativo, deverá ser incluída previsão para assegurar os recursos, de modo que a lei ao ser aprovada não encontre entraves financeiros para ser cumprida.
___________________________________
Prefeitura de Itabuna executa a limpeza do canal macrodrenagem do São Lourenço
A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo está executando a desobstrução e limpeza de mais um dos canais de macrodrenagem do Bairro São Lourenço. Neste ano, a Prefeitura de Itabuna já havia realizado serviço semelhante em outro trecho do canal nas proximidades na rodovia BR-101, atendendo uma reivindicação dos moradores.
O serviço que vem sendo executado pelas equipes da Superintendência de Serviços Públicos visa evitar alagamentos em períodos chuvosos, com danos e transtornos à comunidade. “Moradores que vivem próximo ao canal é que sentiram na pele os problemas decorrentes de sujeira e da presença de animais peçonhentos”, comentou Nilton Cruz, que reside no bairro.
Ele complementou agradecendo a sensibilidade do prefeito Augusto Castro e de toda sua equipe que está executando os serviços. “O pedido foi prontamente atendido, porque ele sabe como esse povo sofre”, disse. A equipe começou os trabalhos nas proximidades do campo de futebol do São Lourenço e seguirão até a terceira travessa São João Batista.
Morador da localidade há cerca de sete anos, Nilton Cruz conta que está muito satisfeito com a limpeza. “Nunca fizeram como está acontecendo. Agora, os moradores poderão usar o campo de futebol, porque até o nosso local de jogar bola estava sendo prejudicado, virando uma lagoa por conta dos constantes alagamentos. Isso agora acabou”, comentou.
______________________________
Hospital de Base transfere para Salvador paciente de Buerarema há dois meses internado
A administração do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães veio a público esclarecer os fatos e trazer as verdades sobre o caso do paciente Joseilson Apolônio dos Santos. Paciente residente no município de Buerarema, ele foi trazido para a unidade hospitalar no dia 27 de setembro passado, depois de passar por uma consulta oftalmológica em outro estabelecimento de saúde.
Devido à avaliação do quadro clínico pela equipe médica, o paciente foi encaminhado diretamente para a equipe de Neurologia/Neurocirurgia do Hospital de Base. Após realização de exames e procedimentos para diagnóstico, a equipe de médicos solicitou a transferência do paciente para hospitais com capacidade instalada para realização de procedimento para fechamento de diagnóstico.
No caso, o Hospital de Base não possui equipamento de endoscopia específico para realização do procedimento. E na região não há nenhum hospital com tal equipamento para intervenção, ficando o paciente a aguardar a liberação de vaga pela regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
A direção do Hospital de Base informa ainda que durante o tempo de internamento, o paciente foi assistido por equipe multidisciplinar e avaliado constantemente pela equipe da Neurologia/Neurocirurgia. Portanto, está sendo bem assistido neste hospital.
Por último, cabe informar também que nesta terça-feira, dia 24, pela manhã, o paciente foi aceito pelo Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, para onde será transferido ainda hoje.
_____________________________
Secretaria Municipal de Saúde promove oficina para prevenção e tratamento da Hanseníase
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Atenção Primária e de Vigilância em Saúde realiza a oficina “Hanseníase: Identificou, Tratou Curou – Ações de Controle da Hanseníase”. A capacitação, que teve início ontem, vai até o dia 30. É voltada para enfermeiros da Atenção Primária e profissionais da rede de saúde.
Na manhã de terça-feira, a oficina que iniciou fez alusão à Campanha Janeiro Roxo, mês de conscientização e prevenção sobre a Hanseníase. Itabuna é um dos municípios mais ativos no registro de pessoas com a doença. Isso se deve, à atuação dos profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica em detectar precocemente e tratar os pacientes.
Como afirma a diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, “é fundamental que haja a sensibilização dos profissionais. E, o objetivo dessa oficina, é justamente este: capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado na rede de saúde”, pontuou.
A capacitação teve a participação da coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Moema Farias, do médico referência em Hanseníase Humberto Barreto e palestra do psicólogo Gabriel Sauer.
_____________________________
Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna participa da Expofenita
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer), está participando da 5º edição da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita), que será aberta oficialmente hoje, dia 24, às 19 horas, com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), dos secretários estaduais e autoridades. A solenidade acontece no Parque de Exposições Antônio Setenta.
É grande a expectativa quanto ao evento, principalmente por ser o primeiro depois de decorridos um ano e oito meses da pandemia do novo coronavírus. Até domingo, devem ser gerados mais de R$ 10 milhões em leilões de bovinos e venda de cavalos e na Feira de Negócios, com 40 expositores de estandes comerciais e institucionais. A entrada é gratuita.
O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, está animado com a Expofenita pelo fato de ser mais uma oportunidade para que microempreendedores individuais (MEI), pequenos e microempresários tenham acesso aos serviços que serão oferecidos no estande, o que inclui a participação de agentes oficiais de crédito, com juros diferenciados. São parceiros o Sebrae, Fieb, INSS, Banco do Povo, Universidade Cruzeiro do Sul e Escola de Engenharia Eletro-Mecânica da Bahia (Eeemba).
Dentre os serviços que serão prestados no estande estão informações sobre a fiscalização de Sicer nas áreas de comércio e indústria, sobre o recolhimento, benefícios sociais e aposentadoria do INSS. Além disso, haverá atendimento de alinhamento de frizz e definição de cachos com a K-Bell.
Boletim Covid-19
Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.282 pacientes curados, 35.405 confirmados, sendo 168 casos ativos; internados em UTI 11 ocupados, leitos de UTI disponíveis 12; internados em leitos clínicos, 06 leitos clínicos disponíveis, 12; e 687 óbitos confirmados e 268 descartados.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
__________________________________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você