VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Salvador e RMS superam Rio em número de mortos com armas de fogo

Ao longo do segundo semestre do ano passado, Salvador e sua região metropolitana (RMS) registraram mais mortes com armas de fogo do que a região metropolitana do Rio de Janeiro: enquanto naquele município houve 1.758 tiroteios, 484 mortos e 565 feridos, na capital baiana aconteceram 753 tiroteios, com 499 mortos e 164 feridos. Por outro lado, a RMS aparece atrás do Recife, que teve 797 tiroteios, com 600 mortos e 309 feridos.

As informações são do último relatório produzido pelo Instituto Fogo Cruzado, organização não governamental que chegou a Salvador em julho do ano passado e já atuava no Rio de Janeiro e em Recife desde 2016 e 2018, respectivamente. Segundo a coordenadora do instituto na Bahia, Tailane Muniz, os indicadores semelhantes entre as capitais baiana e fluminense se devem ao fato de a dinâmica da violência armada nesses locais ser parecida.

“Muitas vezes, os números daqui são até maiores. Isso depende de alguns aspectos, como disputas entre facções e operações policiais. E essas duas características estiveram em alta em 2022”, explicou Muniz. A proporção de tiroteios em ações policiais em Salvador foi 32% em 2022, pouco abaixo dos 35% da região metropolitana do Rio.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também