VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Saiba como Moraes pretende aniquilar plano de Bolsonaro para escapar do STF

Na mira do Supremo Tribunal Federal (STF), Jair Bolsonaro avalia que só conseguiria escapar de uma condenação no caso das joias sauditas se o inquérito deixar a Suprema Corte e seja julgado na Justiça comum. Para o ex-presidente, a mudança faria com que ele escapasse da “perseguição” imposta pelo ministro Alexandre de Moraes. As informações são da coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.

De acordo com a publicação, o inquérito contaria com o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR). O entendimento é de que, ao deixar a Presidência, Bolsonaro perdeu foro privilegiado e, com isso, deve ser julgado pela primeira instância. Foi com o apoio da PGR que ele e Michelle optaram pelo silêncio em depoimento à Polícia Federal.

Este seria o cenário ideal para Bolsonaro que, segundo a  coluna, “está bem mais para sonho do que para realidade”. Moraes já deu indícios de como deve votar quando o foro de competência for debatido pelo STF. E é esse o ponto que preocupa o ex-presidente.

Ao defender que Bolsonaro deve ser julgado pelo STF, Moraes deve entender que há um ponto em comum envolvendo os atos golpistas, a fraude em cartões de vacinação e a venda das joias. Para o ministro, todos os crimes teriam sido cometidos pela mesma “organização criminosa”, que contaria com a presença de deputados e senadores. A presença dos parlamentares faria com que os casos seriam de competência do Supremo, inclusive os não detentores de foro privilegiado

A suposta organização criminosa a ser citada por Moraes seria comandada por Bolsonaro e contaria com a presença de uma dúzia de aliados. Com isso, o ministro vai defender que os crimes têm conexão e que não haveria como desvincular uma coisa da outra.

Quando o tema for discutido em plenário, que ainda não tem data definida, Moraes vai  apresentar sua tese aos demais ministros da Corte e a tendência é que a maioria o  acompanhe. A tendência é de que apenas Kássio Nunes e André Mendonça, indicados para a Corte por Bolsonaro, votem  a favor do ex-presidente.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também