VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

RIO DE CONTAS TRANSBORDA E ÁGUAS INVADEM UBAITABA

O Rio de Contas começou a transbordar e já está começando a alagar partes da Avenida Beira Rio e Praça da Feira, em Ubaitaba. Moradores e principalmente comerciantes da localidade já estão removendo do local mercadorias e pertences em geral.

PREVISÃO DO TEMPO

Em Ubaitaba o tempo está fechado, choveu forte por volta das 15hs. Mas, não é a chuva de Ubaitaba que faz o nível do rio elevar, e sim a chuva que caiu na cabeceira. Em comunicado recente emitido no final da manhã de hoje pela CHESF na Barragem de Pedra em Jequié, eles informam que por conta da previsão de chuvas moderadas na bacia do Rio de Contas e visando o controle de cheia, as defluências do Reservatório da Pedra elevou, gradualmente, para 2.000 m⅔, no início da manhã, devendo permanecer neste valor até nova avaliação.

A Chesf alerta a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. As águas dispensadas do reservatório descem e correm pelos municípios de Jequié, Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, despejando no oceano em Itacaré.

DESABRIGADOS EM UBAITABA

Segundo comunicado da Prefeitura Municipal, várias famílias já estão desabrigadas no município, principalmente as famílias que residem na área ribeirinha. Essas pessoas estão sendo levadas para os Colégios CEU e Osvaldo Cruz, onde estão tendo todo o apoio da prefeitura.

COMUNICADO DA PREFEITURA DE UBAITABA

No início da tarde de hoje a Prefeitura de Ubaitaba pediu a todos os moradores da Avenida Beira Rio que retirem seus carros e pertences de garagens, casas e estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Beira Rio e Praça da Feira, pois em novo comunicado da CHESF (veja aqui) eles informaram que a previsão é de soltar mais agua durante a tarde e noite, já que o Reservatório da Barragem de Pedra atingiu 92,41% de seu volume útil às 12h00. Está prevista uma afluência média diária da ordem de 3.400 m3/s, desse modo será necessário prosseguir, gradativamente, com a elevação da defluência média diária para o patamar de 2.400 m3/s, até nova reavaliação. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também