Na última quarta-feira, 10 de julho, o diretório estadual da Federação Brasil da Esperança, sob a direção do presidente estadual do PCdoB, Geraldo Galindo, se reuniu na capital para deliberação a respeito da conjuntura política na cidade de Una, em razão de divergência entre as três legendas que compõem a referida federação no município. Após um longo debate entre os dirigentes do estado, representantes do PT, PV e PCdoB, a decisão foi pelo apoio à pré-candidatura da Dra. Joanira (PSB).
Como é do conhecimento de todos que acompanham os bastidores da política Unense, Dra. Joanira, além de estar filiada a um partido da base do governo, esteve engajada com seu grupo nas últimas eleições na campanha Jerônimo, ao contrário do grupo do atual prefeito Tiago Birschner (PP), que optou por apoiar o candidato ACM Neto em Una e na região.
Hoje, Dra. Joanira conta com o apoio do Deputado Federal Jorge Solla, que tem sido o seu interlocutor na capital baiana, mantendo o diálogo com o diretório estadual do PT e da federação, a fim de sejam cumpridas as orientações normativas do partido.
Em discurso, o governador Jerônimo afirmou que estará comprometido, nas eleições municipais, com os grupos que estiveram engajados para a sua eleição.
Dra. Joanira conta hoje, em Una, com o apoio de quatro secretários do PT e de mais de 50% do seus filiados, além do apoio do PV.
Agora, com a decisão da direção estadual da Federação Brasil da Esperança, PT, PV e PCdoB deverão seguir juntos em prol da sua campanha.