VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Quem será o novo prefeito de Itabuna?

Apesar das eleições municipais estarem marcadas para o ano que vem um número significativo de itabunenses já discute nomes prováveis para gerir a nossa amada cidade.
Ao longo da história, desde a sua emancipação política, Itabuna cresceu vocacionada para o desenvolvimento econômico e cultural chegando a ser reconhecida como sendo um dos melhores municípios em crescimento no país, o quarto maior do Estado e um dos maiores produtores e exportadores de cacau do mundo.
Com o passar do tempo veio a estagnação, o abandono administrativo, econômico e cultural. Quem viveu em nossa cidade nos anos setenta e início da década de oitenta, sabe que o nosso município era referência em desenvolvimento; os jovens tinham sempre o envolvimento com as artes e pecas teatrais; tínhamos, por exemplo, na praça Camacan o Teatrinho ABC. A agitação nos bairros era intensa, com os Calouros do Germano Silva Show, Uilson Caldas, Titio Brandão, dentre outros. A nossa cidade era motivo de orgulho; quem não se lembra?
A sociedade grapiúna lutou bravamente e, recentemente, tivemos um novo Fórum e conseguimos concluir a obra do moderno Teatro Municipal. No entanto, a nossa cidade precisa ser impulsionada para se reencontrar com a sua vocação.
É verdade que tivemos alguns gestores que se destacaram e se encontram na história do desenvolvimento do município; cumpriram os seus papéis de bons gestores, enquanto que outros afundaram a sua biografia política e prestaram um desserviço a comunidade; em nada contribuíram para o crescimento desta terra.
Hoje, nós temos uma cidade triste, sem laser e carente seja em desenvolvimento econômico e/ou cultural. O índice de empobrecimento é altíssimo; quase 1/4 da população está passando fome. A violência impera e registramos uma das maiores do Estado.
Lamentavelmente, enquanto Itabuna vem em cada administração se encolhendo, em outras cidades o desenvolvimento está em pleno vapor.
Itabuna merece bons gestores. O itabunense precisa é de compromisso, seriedade, visão administrativo e, principalmente, vontade política para que possamos avançar e termos uma população feliz.
Talvez seja por isso que estão antecipando o processo eleitoral. Com o debate as discussões em torno do tema surgem muitas indagações. Duas delas são: Quem irá se habilitar para soerguer a Itabuna que queremos? Quem será o novo prefeito de Itabuna?

Andirlei Nascimento Silva – Advogado, especialista em Direito do Trabalho; pós-graduado em Processo do Trabalho; ex-presidente da Subseção de Itabuna da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil. E-mail: [email protected].


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também