A polícia prendeu um dos foragidos mais procurados da Bahia. André Márcio de Jesus, o Buiú, de 38 anos, tinha três mandados de prisão em aberto e estava foragido desde setembro do ano passado. Portando documentos falsos, ele foi preso no domingo (1º), numa chácara alugada no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde curtia, tranquilamente, os festejos de final de ano. O foragido estava numa casa de luxo com outras 12 pessoas.
De acordo com a polícia, Buiú é acusado de crimes como assaltos a bancos, homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. A maior parte dos crimes cometidos no extremo-sul da Bahia.
Buiú estava detido no Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, e fugiu depois de saída temporária, com uso de tornozeleira eletrônica, no dia 27 de setembro do ano passado. A liberdade temporária havia sido concedida pela justiça. O detento violou o equipamento horas depois de deixar a prisão. Ele transitava pela BR-324, perto de Cadeias, quando se livrou da tornozeleira eletrônica.
Os policiais foram alertados pela Secretaria de Administração Prisional (Seap) e iniciaram buscas. Em Uruçuca, trocaram tiros com dois homens que seriam comparsas de Buiú. Minutos depois, segundo a polícia, PMs receberam informações de que homens armados estavam hospedados numa pousada em Itajuípe.