A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (30), a VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE e a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL, com o tema “Saúde e Cidadania: Garantia do acesso e da qualidade dos serviços de saúde em tempos de pandemia.”
No período da manhã o Enfermeiro Sanitarista Clemente Alexandrino Neto deu uma palestra sobre a importância do Conselho de Saúde que foi criado para permitir que a população possa interferir na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade para que estes sejam atendidos pelas ações governamentais, assim como os conceitos de saúde e cidadania, as diretrizes organizacionais do SUS, os serviços de saúde em tempos de Pandemia, entre outros assuntos.
No período da tarde o médico psiquiatra Enmerson Rodrigues palestrou sobre a saúde mental e a inclusão de pessoas com transtornos mentais. A saúde mental é o estado de equilíbrio entre a pessoa e seu ambiente para alcançar o bem-estar e qualidade de vida. Segundo o palestrante, quem vive em situação de vulnerabilidade, desemprego, alimentação inadequada, não alcança a saúde mental plena.
O prefeito Fernando Brito esteve presente na Conferência e declarou que a saúde está avançando no município de Santa Luzia e juntos alcançaremos o objetivo de fazer com que as Políticas Públicas cheguem até os usuários que necessitam.
Foram eleitos na Plenária da Conferência os 4 delegados que irão representar o município de Santa Luzia na etapa Estadual da Conferência de Saúde Mental. Como representantes dos Usuários foram eleitas Suzamara Ribeiro e Gilvaneide de Jesus, como representante dos trabalhadores da saúde foi eleita Manoela Clécia Araújo e representante da Gestão foi eleito Evaldo de Jesus.
Estiveram presentes na Conferência autoridades, líderes religiosos, profissionais da saúde e civis. O evento seguiu todos os protocolos da saúde, em prevenção e combate ao covid-19.