As chuvas da semana passada trouxeram nova avalanche de baronesas para o litoral de Ilhéus (veja aqui). Nas praias do Centro e da zona sul, elas foram trazidas pelas águas do Rio Cachoeira e, no norte, pelo Rio Almada. Agora, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalha para recolher a vegetação e o lixo que a acompanha.
O serviço começou no sábado (27), nas praias do Cristo e da Avenida Sores Lopes, com 18 servidores, informa a Prefeitura de Ilhéus. Além das baronesas, os trabalhadores removem lixo doméstico, plástico, madeira, isopor e outros resíduos. Duas máquinas pesadas otimizam o trabalho.
O titular da Secretaria de Serviços Urbanos, João Aquino, afirma que o governo não poupa esforços para diminuir os impactos dos eventos socioambientais, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas. “Intensificamos os serviços, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, conclamou.
Com mais de 70km de litoral, a Prefeitura de Ilhéus tem um longo trabalho a fazer. Toneladas de baronesas continuam a chegar nas praias, como em Águas de Olivença, a 20km do Centro.