VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Prefeitura vacina agentes ambientais da Central de Triagem da Coleta Seletiva 

A Prefeitura de Itabuna levou uma equipe de vacinadores da Rede Frio para a Central de Triagem da Coleta Seletiva, no Bairro Lomanto, na manhã de hoje, dia 15. O objetivo foi facilitar o acesso dos agentes ambientais à imunização contra o Covid-19. Esta ação conta com a união de esforços das secretarias municipais de Saúde e de Planejamento do Município.

Um primeiro grupo  de cerca de 20 agentes, vinculados à Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) recebeu a primeira dose do imunizante. Outros, receberam a segunda dose ou dose de reforço. A tarde, a partir das 14 horas, um novo grupo de trabalhadores foi imunizado.

A agente ambiental Luciana de Jesus trabalha no turno  vespertino, mas foi à Central de Triagem no período da manhã somente para ser vacinada. “É muito importante se proteger e consequentemente proteger quem está perto de nós. Já fiz a minha parte”, comentou.

 O coordenador do Programa Recicla Itabuna e assessor de Projetos da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, lembra que num primeiro momento cerca de 50 trabalhadores já haviam sido vacinados. Agora, a intenção é fazer a cobertura de imunização daqueles que precisam tomar a dose de reforço e completar o ciclo vacinal.

________________________________

Secretaria Municipal de Educação reúne diretores, vice-diretores e coordenadores na Pré-Jornada Pedagógica 

Com o objetivo de socializar e coletar dados técnico-pedagógicos relativos ao início do ano letivo  2022, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), abre nesta quarta-feira, dia 16, às 8 da manhã, no Teatro Candinha Dórea, a pré- jornada pedagógica  reunindo diretores, vices e coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna.

Durante a realização do evento, inicialmente será feita uma avaliação escolar do continuum letivo 2020/2021, seguida de discussão sobre diretrizes e estratégias para garantir ao estudante o direito de aprender. Ainda pela manhã, dentre os pontos a serem trabalhados, estão blocos de atividades, currículo mínimo, avaliação e aprovação dos alunos.

O DEB  apresentará na pré-jornada dados da avaliação, bem como número de matrícula, índice de aprovados, reprovados do ano passado e a lista de desistentes. O evento continua na quinta-feira  na UniFTC.

VESPERTINO

Alunos da Educação Especial farão uma apresentação de dança para abrir a programação no turno vespertino, seguida da discussão sobre  o Plano Municipal de Educação (PME), as metas e estratégias e orientações para a eleição do Conselho Escolar de 2022.

Na quinta-feira, dia 17,   também na UniFTC, o evento acontece para o mesmo público, mas divididos por grupos, sendo dois com a participação de diretores e vice-diretores e outros quatro  formados pelos coordenadores por etapa de ensino.

Na pauta, o protocolo de biossegurança e a participação de nutricionistas que abordarão temas relativos à alimentação saudável, armazenamento de alimentos, cardápio e orientações legais.

Também haverá informações para a formação dos Comitês Intersetoriais das unidades escolares,  tendo como público-alvo os coordenadores  pedagógicos  da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A pré-jornada se encerrará com a apresentação e análise de documento de orientações pedagógicas do ano letivo de 2022, que incluem períodos letivos, avaliação e recuperação da aprendizagem, currículo, matriz curricular e avaliações internas da Rede Municipal de Ensino.

A diretora do Departamento de Educação Básica, professora Elisângela Melo, adianta que a pré- jornada é a preparatória para a XXXIV Jornada Pedagógica 2022 que será realizada na próxima segunda-feira, dia 21, no teatro.

“Os dois eventos serão importantes para esse início do ano letivo, pela troca de experiência, aprendizados, discussões, reflexões e atualizações de dados que vão nortear a vida da escola e, por extensão, dos estudantes da Rede Municipal de Ensino”, afirma a diretora do DEB. Na abertura, da pré-jornada a orquestra da Guarda Civil Municipal fará uma exibição musical.

________________________________

Força-tarefa da Prefeitura, DPU, DPE-BA  agiliza atendimento a famílias vítimas pelas enchentes em  Itabuna 

Até quinta-feira, dia 17, centenas de famílias de Itabuna afetadas pelas chuvas e enchentes no final do mês de dezembro passado, que possuem demandas relacionadas aos benefícios assistenciais, serviços de saúde e emissão de 2ª via de documentos em geral estão tendo a assistência da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).

Um dos primeiros a chegar no CRAS CEU, na Urbis IV, na manhã desta terça-feira, dia 15, foi Iago Nascimento Santos que perdeu todos os documentos nas enchentes. “Nada tenho. Estou precisando dessa ajuda para ter novamente meu RG, CPF, Carteira de Trabalho, Reservista e Título de Eleitor”, contou, animado com a oportunidade de ter a ajuda dos órgãos públicos.

Moradora do Caminho 12, número 13,  dona Eunice Maria da Silva, disse que também foi em busca de ajuda para receber benefício assistencial. Ela também se queixa dos prejuízos que teve com as cheias do Rio Cachoeira que tiveram graves consequências e deixaram cerca de 3,5 mil pessoas desabrigadas na cidade.

A Força-Tarefa presta atendimento  gratuito, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas. A meta é atender os moradores das regiões mais afetadas. A defensora pública federal Isabela Luz ressalta que o objetivo é oferecer atendimento para quem teve pedido indeferido ou mesmo qualquer dificuldade para obter algum tipo de benefício.

Ela ressalta que esta é a segunda etapa de uma primeira ação realizada em janeiro passado, quando foram atendidas cerca de 200 pessoas, apenas na área de atuação da Defensoria Pública da União.  “Estamos atendendo demandas relacionadas a levantamento de FGTS, Benefícios Assistenciais (BPC LOAS e Auxílio Emergencial) e Auxílio Brasil”, completa Isabela Luz.

Já a defensora pública do Estado da Bahia, Laís Oliveira, lembra que esta Força-Tarefa garante agilidade realizando em apenas um único dia triagem e atendimento. “Unimos esforços com a DPU e Prefeitura para garantir atendimento fora da pauta.

No caso da DPE-BA os atendimentos são relacionados à emissão de 2ª via de documentos extraviados, demandas de saúde e auxílios assistenciais”, encerra. Amanhã, dia 16, o atendimento será no CAIC, Bairro Jardim Primavera, enquanto na quinta-feira, dia 17, na Vila de Itamaracá.

______________________________

Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza já beneficiou com Auxílio Recomeço 3.048 famílias vítimas das enchentes

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) informa que ate hoje, dia 15, os pagamentos do Auxílios Recomeço e Aluguel Social seguem realizados aos benefícios de acordo o Decreto nº 14.780/2021, que regulamentou a Lei n° 2.576 de 30 de dezembro de 2021. O protesto realizado na BR-101 pela população da Rua da Bananeira nesta terça-feira tinha como objetivo a busca por melhorias na infraestrutura do bairro e explicações em relação aos “Auxílios Aluguel e Recomeço.”

O primeiro grupo que recebeu os benefícios de “Aluguel Social” e “Auxilio Recomeço” foi aquele que teve a moradia destruída completamente e que se encontrava em abrigos de acolhimento provisórios coordenados e providos pelo Poder Público, no total de 183 famílias, como previsto na Lei Municipal. Se pode observado que apenas 12 famílias dessa região ainda não foram beneficiadas.

Diante disso, a equipe da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza registrou os dados e segue com a verificação para identificar se os mesmos atendem aos critérios estabelecidos na Lei nº 14.780 para que possam ser beneficiados. Salientamos ainda que já foram entregues um total de 3.048 cartões do Auxílio Recomeço em 14 listas de convocação por meio de Editais publicados no Diário Oficial do Município e concedidos um total de 440 aluguéis sociais.

______________________________

Boletim Covid-19 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 relativo a esta sexta-feira, dia 11. Itabuna registra 36.242  pacientes curados, 38.667 confirmados, sendo 1.390 casos ativos; leitos em UTI ocupados 21; leitos de UTI disponíveis 02; internados em leitos clínicos 21; leitos clínicos disponíveis, 15, óbitos confirmados 707 e óbitos descartados, 328.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Há um aumento significativo no número de casos com a circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

________________________________

Departamento de Comunicação Social

Prefeitura de Itabuna


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também