VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

PREFEITURA DE ITABUNA INFORMA:

Prefeitura de Itabuna vai assinar termo com protocolo de ações de parceria com o SEBRAE
 
 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), participará de reunião com o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Carlos Machado, os diretores-executivos Jorge Khoury e José Cabral, e o vice-diretor da FAEB, Guilherme Moura.
O encontro acontecerá nesta sexta-feira, dia 22,  às 11 horas, no Restaurante Codornas, para assinatura de um termo de intenção visando o desenvolvimento do empreendedor itabunense.
O SEBRAE é um grande parceiro do município, sendo responsável pelo suporte aos microempreendedores que movimentam significativamente a economia local e geram emprego e renda.
Com base nisso, a parceria entre a SICER e o SEBRAE tem o intuito de desenvolver capacitação financeira,  projetos de vitrines, consultorias, aquisição de equipamentos, capacitação em atendimento, dentre outros temas.
“No Brasil, a pequena empresa responde por 72% do emprego gerado. E com Itabuna não é diferente. Temos a pequena empresa como grande parceira do primeiro emprego e do desenvolvimento econômico.
Com a determinação do prefeito Augusto Castro para construirmos um ambiente para o desenvolvimento social e econômico, precisamos mediar esse relacionamento com os empresários locais”, disse o titular da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo.
Segundo o secretário, o foco da SICER é fomentar  o desenvolvimento social e econômico, fortalecer  o comércio, a indústria e o segmento de serviços, permitindo que haja inovação nos negócios, abertura de novas empresas e a manutenção das existentes com vitalidade. “Isso, só acontece quando o governo  está sensível para ouvir a classe produtiva e esse é o objetivo da nossa SICER”, acrescentou.
________________________________
Clima de felicidade toma conta dos moradores do Vila Anália com entrega de praça requalificada pelo prefeito Augusto Castro
 
Um clima de festa, contentamento e felicidade marcou a solenidade de inauguração da Praça das Oliveiras, no Bairro Vila Anália, na noite de quarta-feira, dia 20, pelo prefeito  de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Como parte do Projeto Praça Viva, que vem sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), o espaço ganhou um moderno projeto paisagístico, iluminação à base de LED e parque infantil.
Ao entregar a Praça das Oliveiras à comunidade do Vila Anália, o prefeito  Augusto Castro enfatizou o quanto é gratificante poder concretizar importantes projetos, capazes de promover melhor qualidade de vida das pessoas, mais desenvolvimento e melhor infraestrutura à cidade. “Somos conhecedores da triste realidade e das dificuldades enfrentadas pela grande maioria dos municípios”, afirmou.
Porém, o prefeito acrescenta que “ao assumir o governo, em 2021, optamos por governar para todos os itabunenses. Com base no planejamento, na austeridade financeira e responsabilidade fiscal estamos avançando. Desta forma, conseguimos investir recursos próprios e firmar parcerias com os governos federal e estadual para garantir obras nas áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura urbana, saneamento básico e ampliação do abastecimento de água”.
Augusto Castro citou como exemplos a revitalização da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso e da Avenida Manoel Chaves, a requalificação de unidades de saúde, das escolas e creches municipais. Destacou ainda os investimentos programados para as feiras livres do São Caetano e Califórnia, bem como das praças e avenidas no centro e nos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro.
“Aguardamos com muita expectativa a publicação no Diário Oficial do Estado, nos próximos dias, da autorização para a execução das obras de reurbanização de 30 das principais ruas e avenidas de Itabuna, cujo projeto já foi aprovado pelo governador Rui Costa”, disse.
O Chefe do Executivo itabunense destacou ainda o Projeto Mais Água Para a Cidade, que prevê investimentos de mais de R$ 20 milhões na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água. O projeto consiste na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, com o acréscimo de duas motobombas, além da implantação de 6.049 metros de rede adutora e cerca de 2 mil metros de rede de distribuição.
“É um dos mais expressivos investimentos da Prefeitura de Itabuna e da Empresa Municipal de Águas e Saneamento dos últimos 50 anos visando assegurar água diariamente nas torneiras de 90% da população itabunense”, frisou. O prefeito disse ainda que a entrega à comunidade do Vila Anália da praça requalificada vai fortalecer vínculos comunitários e oferecer lazer para os filhos das famílias do bairro”, assegurou Augusto Castro.
Na solenidade, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, destacou como um importante diferencial na requalificação das praças da cidade a qualidade dos serviços executados. “Estamos fazendo um trabalho de longa duração, que causa contentamento à comunidade. Isso é prioridade no planejamento que executamos”, disse o secretário.
Já o líder do Governo na Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio (PT), se disse emocionado e agradecido em poder testemunhar a entrega de mais um importe equipamento público para a comunidade. “Cada vez mais o prefeito Augusto Castro e sua equipe demonstram capacidade técnica e experiência para administrar a cidade de Itabuna”, pontuou.
A inauguração da Praça das Oliveiras contou ainda com a presença dos secretários municipais Josué Brandão Júnior (Educação), Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Moisés Figueredo de Carvalho (Gestão e Inovação), além do superintendente de Serviços Públicas, Sousa Lino. Também prestigiaram os vereadores Francisco Gomes, Alex da Oficina e Nem Bahia e o suplente Marcelo Souza.
________________________________
Praça José Bastos recebe últimos retoques para sua inauguração logo mais às 17 horas
 
 
A Prefeitura programou para logo mais às 17 horas, a inauguração da Praça José Bastos, no centro da cidade, pelo prefeito Augusto Castro (PSD). Durante a solenidade, haverá apresentações artísticas pelos alunos da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente. O evento integra a programação de aniversário de Itabuna que comemora 112 anos de emancipação  político-administrativa, no próximo dia 28.
 
A praça ganhou novos equipamentos, inclusive para o esporte, o lazer e a cultura, segundo a arquiteta Leila Lessa, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que  informou que o projeto de requalificação incluiu troca de meios-fios, assentamento de piso intertravado, pergolado em eucalipto, implantação de guarda-corpos, mesas de jogos;, rampas de acessibilidade e piso tátil, revestimentos de bancos em madeira, revitalização do Monumento da Bíblia, iluminação em LED e paisagismo.
 
E, para garantir além de um visual ainda mais bonito, moderno e limpo, equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) trabalham desde cedo para finalizar os últimos detalhes. 
 
Aproveitando a estiagem, os operários de fizeram a pintura de meios-fios em ruas e avenidas no entorno da praça, como Osvaldo Cruz, São Vicente de Paula e Inácio Tosta Filho. Também houve poda de árvores, roçagem, recapeamento e sacheamento (remoção de gramíneas e vegetação). 
 
Por último, está sendo executada a Operação Tapa-Buracos e o recapeamento de vias no entorno da Praça José Bastos, onde estão localizadas a Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o campus Itabuna da UniFTC. A lendária praça é uma das mais antigas do centro da cidade.
_______________________________
Crianças de 3 a 5 anos  começam a ser vacinadas contra o Covid-19 a partir de amanhã em Itabuna
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a partir desta sexta-feira, dia 22, crianças com idade a partir de 3 anos com ou sem comorbidade começarão a ser acolhidas nas Unidades Básicas e de Saúde  Família para vacinação contra o Covid-19. Em Itabuna, a vacinação será entre 8 e 11 e 13 e 16 horas.
 
A medida segue orientação da Nota Técnica Nº 213/2022 emitida pelo Ministério da Saúde, na qual, estabelece aprovação pela Anvisa da Vacina CoronaVac (Covid-19) para crianças de 3 a 5 anos de idade, com intervalo de 28 dias para segunda dose, e orientações do Programa Nacional de Imunizações para vacinação deste público infantil.
 
“Tendo em vista a aprovação pela Anvisa da vacina CoronaVac para o público infantil de 3 a 5 anos de idade […] fica orientado o início da vacinação de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade, deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados”, estabelece a Nota. 
 
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacina da criança. Vale destacar que, em virtude do estoque adequado de vacinas Coronavac para este público-alvo no nosso município, a Rede de Frio informa que serão acolhidas todas as crianças com idade a partir de 3 anos, sejam elas imunossuprimidas ou não.
________________________________
 
Boletim Covid-19 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 1.440 pacientes curados, 2.283 confirmados, sendo 838 casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 11; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados 04 e 00 óbitos descartados, 01.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também