Prefeitura aciona moderno sistema de iluminação da Avenida Manoel Chaves
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acionou o moderno sistema de iluminação da Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, na noite de terça-feira, dia 29, ao fazer mais uma vistoria das obras de requalificação da via de acesso da cidade à rodovia BR-101. Ele estava acompanhado de assessores, dirigentes municipais e do secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho.
Há um ano, o projeto de requalificação da via começou a ser executado pela Conder em parceria com a Prefeitura para a implantação de meio-fio, piso intertravado, com blocos de concreto no trecho inicial, e pavimentação asfáltica, com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), totalizando 2,3 quilômetros.
Além disso, ganhou ciclovia e passeio no canteiro central em toda a extensão da avenida, que terá prolongamento implantado com recursos próprios da Prefeitura até a confluência com a Avenida Roberto Santos, no Pedro Jerônimo. A via também facilita o acesso a bairros da zona sudoeste como Jaçanã, Novo Jaçanã e Parque Santa Clara. A via ganhou 120 lâmpadas LED com braços suspensos no canteiro central.
A partir de sua inauguração, nos próximos dias, a Avenida Manoel Chaves será uma via moderna e segura onde estão localizados importantes equipamentos públicos como, a Vila Olímpica, o Estádio Luiz Viana Filho, colégios da rede pública estadual e o 15º Batalhão da Polícia Militar.
________________________________
Convênio FASI e Faculdade Santo Agostinho viabiliza Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Base
Um convênio assinado entre a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) e a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), na tarde de terça-feira, dia 29, vai viabilizar a implantação, o desenvolvimento, manutenção e aumento de vagas do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
No mesmo ato, representantes da instituição de ensino superior e da FASI firmaram ainda um termo de compromisso visando à conversão e certificação da referida unidade hospitalar em Hospital de Ensino junto ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a presidente da FASI, Fernanda Cândida Ludgero, o convênio e o termo de compromisso são avanços significativos para que o Hospital de Base seja reconhecido, de fato e de direito, como referência em Hospital de Ensino na área de saúde.
Fernanda destaca ainda que, a parceria com a Faculdade Santa Agostinho, que está sendo ampliada, também impactará positivamente na melhoria da capacidade técnica e na qualidade do atendimento prestado à população pela unidade hospitalar.
“A ampliação da Residência Médica em Cirurgia Geral e Clínica Médica e a conversão e certificação trará ganhos expressivos aumentando o número de médicos para atendimento da população de mais de dois milhões de habitantes do Sul e Extremo Sul da Bahia que buscam atendimento no Hospital de Base, que é referência urgência e emergência clínicas e traumas” pontuou Fernanda.
O diretor-geral da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, Luciano de Oliveira Tourinho, ressaltou que, para além de ampliar o campo de estágio supervisionado para os alunos de Medicina, o convênio e o termo de cooperação técnica preveem ainda investimentos na implantação de um novo centro cirúrgico e sala de estudos, com equipamentos de última geração, bem como a concessão de matérias e insumos para o Hospital.
“Como participante do Programa Mais Médicos, desenvolvido pelo Governo Federal, a Faculdade Santo Agostinho vem assumindo compromissos para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde pública de Itabuna e outros municípios da região. A partir de agora, estaremos empenhados e atuando conjuntamente com a FASI, oferecendo assistência técnica e jurídica, no sentido de alcançarmos a certificação do Hospital de Base como Hospital Escola”, elucidou.
A coordenadora do curso de Medicina da FASA, professora doutora Mércia Alves Margotto, destacou os ganhos que serão gerados no contexto da ampliação e melhoria da qualidade do atendimento no Hospital de Base, a partir do reconhecimento da unidade como Hospital Escola.
“A partir do momento que for certificado, já que será inserido nos programas desenvolvidos pelo MEC que asseguram verbas e investimentos do Governo Federal para a melhoria das instalações físicas e capacitação do corpo clínico e administrativo, impactando na melhoria da qualidade do atendimento e capacidade resolutiva”, arrematou Mércia.
________________________________
Fundação Marimbeta promoveu 1° Encontro de Formação dos Servidores
Com o tema central sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com palestras sobre a importância do trabalho em equipe para garantia desses direitos, com Mirian Freitas, e sobre Inteligência emocional e relacionamento interpessoal, com a psicóloga Simone Soares, a Fundação Marimbeta Sítios da Criança e do Adolescente realizou o 1° Encontro de Formação dos Servidores, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Na abertura do evento, na segunda-feira passada, dia 28, o prefeito Augusto Castro foi representado pelo secretário de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho. No seu discurso, ele reforçou a importância da Fundação Marimbeta para Itabuna, ao longo dos seus 34 anos de existência.
“Como advogado sei da relevância em se manter atualizado em relação ao ECA, já que esta lei já sofreu várias alterações,” acrescentou o secretário.
Participaram da mesa a professora da UESC, Eurisa Maria de Santana, as professoras Maria do Carmo Mariano, representante da Coordenação Pedagógica da Fundação Marimbeta; Eliuma de Fátima de Souza Silva, diretora da Escola Heribaldo Dantas, representando as gestoras das Unidades Escolares na Fundação, e Mônica Moreno, gerente de Sítio.
Presidente da Fundação Marimbeta, o professor Valter Silva, relembrou a trajetória de sua gestão enfatizando como foi difícil recomeçar com a sede e os sítios em situação precária. Foram necessárias reforma em telhados, dependências e a reativação da padaria.
Ele lembrou que a padaria fornece pães para alunos e familiares desde a sua reinauguração em julho do ano passado. Também foi necessário cuidar das áreas de lazer das crianças, roçando o mato estava tomando algumas sedes.
Para finalizar, o presidente Valter Silva disse compartilhar a alegria das instalações da Fundação Marimbeta, recuperadas, coloridas e prontas para receber as crianças e adolescentes depois de 2 anos fechada apenas, com aulas remotas depois de dois anos de pandemia do novo coronavírus. “Agora, há vida e a alegria dos nossos alunos, professores e técnicos”, concluiu.
________________________________
Programa “Melhor em Casa” leva atendimento humanizado a pacientes em Itabuna
Humanizar o atendimento a pacientes que se encontram em fase aguda de algum tipo de doença, baixar custos e desafogar as unidades hospitalares. Este são alguns objetivos do “Melhor em Casa”, um programa criado pelo Ministério da Saúde que permite levar o atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Itabuna, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, o “Melhor em Casa” atende 65 pacientes entre crianças, adolescentes, adultos e idosos assistidos em domicílio. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista.
A equipe visita regularmente pessoas com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento em situação pós-cirúrgica e de aplicação de medicamentos venosos, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) recente ou pacientes em risco de infecção hospitalar.
A coordenadora do “Melhor em Casa”, enfermeira Nathana Fonseca Piloto, reforçou a importância do programa ao destacar uma infinidade de ganhos, a exemplo de uma maior disponibilidade de leitos hospitalares, e o melhor deles, segundo ela, é o paciente assistido em sua própria casa por uma equipe multidisciplinar, sem nenhum custo “e, mais importante, recebendo o cuidado e a atenção de seus familiares, um fator relevante para sua recuperação”, explicou.
Além da busca ativa nos hospitais de Itabuna pelos profissionais do programa, o paciente também é encaminhado pela Divisão da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, uma importante parceira para o funcionamento do programa. “Implantado há dois anos em Itabuna, o programa tem o suporte necessário da Prefeitura para que funcione adequadamente e preste atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes”, finalizou a coordenadora.
________________________________
Encontro em Itabuna reuniu Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais
Microempreendedores e microempresários do sul da Bahia participaram do Encontro Regional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuas da Bahia, na tarde de terça-feira, dia 29. O objetivo do seminário foi apresentar soluções e nova perspectiva para os empreendedores, destacando ações que vão nortear o futuro do negócio, preparando-os para momentos desafiadores e ensinando como superar um momento de crise.
Uma realização da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer), Sebrae, Ampesba e Conampe. O evento, presencial e gratuito, aconteceu no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel, no Jardim Vitória.
O titular da Sicer, Ricardo Xavier, destacou a relevância do evento no discurso de abertura. “É de muita importância, principalmente nesse momento de pós-pandemia e pós-enchentes na região sul do Estado. A troca de ideias traz conhecimento para que possamos resgatar o crescimento econômico, recuperar a autoestima, gerar mais emprego e trazer renda para nossa cidade”, disse.
O secretário acrescentou que o evento também foi demonstração de que se poderá recuperar a importância dos empreendedores individuais assim como dos pequenos empreendedores, que agora estão começando e que precisam exatamente desse aporte de conhecimento e de assessoria contínua para acreditar que a região vai recuperar o seu prestígio econômico, social e político”, .
A técnica em Administração de empresa e também conferencista internacional e Master-Coach, Francisca de Cássia Oliveira, abordou o tema “ O mundo mudou, e agora? Como liderar com sucesso?”, tendo relatado pontos que um líder precisa para estar atento e liderar em meio a tanta transição e de tanta mudança.
“A proposta é que os microempreendedores se coloquem no papel de líder para que saiam daqui com recursos e com conhecimentos que possam aplicar amanhã ou hoje se quiserem, pois, dentro do empreendedorismo um dos maiores desafios é liderar”, afirmou Francisca de Cássia.
Também ocorreram palestras sobre Gestão de Negócios, com Lílian Bonatto, bacharela em Direito e empresária; e Contabilidade e Empreendedorismo, com o contador e advogado Erivaldo Benevides. Também foram disponibilizadas informações sobre acesso ao crédito através do Banco do Povo, Banco do Brasil e Bradesco.
“Esse evento é para dar continuidade ao trabalho que o Sebrae faz para fortalece e desenvolver micro e pequenas empresas. Estamos vendo um quadro nacional com crise na economia, passamos por um período muito forte de Covid-19, seguida de enchentes. Então, as entidades se uniram para ajudar essas pessoas. Nosso objetivo é que possam crescer e se desenvolver”, a firmou a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.
________________________________
Prefeito Augusto Castro recebe proposta de Plano de Cargos para Guarda Civil Municipal
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu da direção do Sindicato dos Guardas Municipais da Bahia (SINDGUARDAS/BA) uma proposta de Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para ser implantado no município em favor da Guarda Civil Municipal (GCM). A solenidade simples aconteceu em frente ao Gabinete do Prefeito no Centro Administrativo Firmino Alves no início da noite de terça-feira, dia 29.
O ato contou com a presença da diretoria do SINDGUARDAS/BA, liderada pelo presidente Pedro de Oliveira, do advogado Davi Pedreira, dos vereadores Wanderson Pereira Leone (Dando Leone), Antônio Félix Nascimento (Piçarra) e Wilmaci Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna (SINDSERV). Também prestigiaram o evento representantes das Guardas Municipais de Ilhéus, São José da Vitória e Ibicaraí.
“Todo o processo de construção deste documento foi democrática quando todos puderam participar e opinar. Não estamos pensando apenas nos Guardas Municipais, mas nas suas famílias, pois são homens e mulheres imbuídos do propósito de garantir o patrimônio público e a segurança dos cidadãos”, discursou o presidente do SINDGUARDAS/BA.
O sindicalista realçou que esta foi a primeira vez que a categoria foi recebida por um prefeito de Itabuna, depois de 15 anos de lutas da categoria por melhores condições. “Temos certeza que por sua história de luta o senhor saberá valorizá-los”, declarou Pedro de Oliveira. Depois de receber o documento, o prefeito Augusto Castro pediu ao secretário de Gestão, José Alberto Filho, o enviasse à Procuradoria-Geral do Município.
REAJUSTES
Depois do encontro com os representantes dos Guardas Civis, o prefeito de Itabuna recebeu dirigentes do SINDSERV e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemiis (SINDIACS/ACE). Na pauta do encontro, o reajuste de 10,1% para o funcionalismo municipal, que repõe a inflação do ano passado, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“Estou recebendo a representação sindical, tratando de pautas referentes aos servidores municipais e garantindo que na folha do mês de abril vamos ter reajuste de 10,1% para todos o funcionalismo. Os professores, cujo sindicato já conversamos, terá 33,24%”, declarou o prefeito Augusto Castro em live nas redes sociais.
Segundo Augusto, ainda há pautas pendentes relativas ao tíquete-refeição mais 2,5% que ainda será objeto de estudos da Secretaria de Fazenda e Orçamento. A folha de abril também terá o mesmo reajuste do funcionalismo para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Os sindicalistas, por meio da vereadora Wilmaci Oliveira, apresentaram outro pleito referente ao Plano de Cargos e Salários para o qual já houve a publicação de Portaria pela Secretaria de Gestão e Inovação criando Grupo de Trabalho, como realçou o secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho.
________________________________
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 37 pacientes curados, 38 confirmados, sendo 01 casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 04; leitos clínicos disponíveis, 10; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.
__________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna