Aberta oficialmente nesta terça-feira (26), a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios contou com a efetiva mobilização dos prefeitos, secretários e vereadores, entre eles, o prefeito de Arataca, Ferlú Mansur e o secretário de Governo, Renato Freitas.
O prefeito Ferlú Mansur, disse da necessidade da redução da alíquota patronal do INSS paga pelos municípios, que é fundamental para a sobrevivência dos municípios, não só da Bahia, mas de todo o Brasil.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades como o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. A mobilização é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB) e demais associações municipalistas estaduais.
Outros prefeitos da região cacaueira, também marcaram presença como ,Vinicius Ibrann , prefeito Buerarema e o seu vice, Gel da Farmácia; Antônio Valete, prefeito de Jussari, Paulo do Gás de Camacan e Léo da Capoeira, de Itajuipe.
São mais de três mil prefeitas e prefeitos, mais de dois mil vereadores e centenas de vice-prefeitos, de todos partidos, participando desta marcha. Além da discussão sobre a redução da alíquota previdenciária dos municípios, outras questões levantadas são o piso dos enfermeiros e professores, a distribuição dos royalties do petróleo, e a PEC 122/2015, que proíbe a criação de encargos financeiros decorrentes da prestação de serviço público para os entes federados, sem a fonte de recurso orçamentária.