Desde a madrugada de hoje (28.fevereiro), os moradores da Rua de Palha e da Bananeira, em Itabuna, interditaram um trecho da BR-415 para protestar pelo retorno do pagamento do Auxílio Aluguel. Segundo a população, o benefício foi cortado pela prefeitura e as famílias que perderam os imóveis na enchente de 2021 não têm como arcar com os gastos de moradia.
Após a manifestação, o prefeito Augusto Castro (PSD) convocou alguns representantes dos moradores para dialogar no gabinete. De acordo com ele, as famílias não vão ter perdas financeiras porque vai ser paga a parcela retroativa referente ao mês de janeiro deste ano. Além disso, a população vai ser beneficiada, posteriormente, com a construção de imóveis em uma parceria com os governos federal e estadual.
No encontro, o Chefe do Executivo confirmou que já encaminhou um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, para manutenção do auxílio aluguel às famílias beneficiárias e que se comprometeu a elevar o valor pago de R$ 485 para R$ 500.
Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Record TV Cabrália, o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila (PSD), disse que o projeto deveria ter sido enviado pelo Executivo desde o final do ano passado, mas isso não aconteceu. Agora, após o retorno das atividades do Legislativo, os vereadores estão avaliando o documentação que trata sobre a continuidade do pagamento do benefício.