VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Por Emenson Silva: Recomeçar com esperança, compromisso e amor por Ilhéus

Chegamos ao fim de mais um ano. Dezembro, com suas luzes, toda a sua pressa de passar e a nostalgia que nos embala, nos convida a refletir sobre tudo o que passou e, claro, a renovar esperanças para o que está por vir. Mas sejamos sinceros: a esperança sozinha não transforma a realidade. É preciso trabalho, compromisso e, acima de tudo, coragem para olhar nos olhos da realidade — que nem sempre é bonita como a decoração natalina. E o melhor, sem vontade política não existirá transformação ! É preciso entrar no jogo , mover as peças corretamente e atender aos mais diversos interesses, ou seja , é preciso saber jogar o jogo para de fato renovar.

O Natal traz uma mensagem de amor e união, enquanto o Ano Novo nos oferece uma chance de recomeçar. Mas, em Ilhéus, sabemos que recomeçar não pode ser apenas um discurso decorado. Recomeçar é arregaçar as mangas, largar as heranças e as figurinhas repetidas, acostumadas à política do “jeitinho” e colocar as necessidades do povo em primeiro lugar. Recomeçar é ter a capacidade para dialogar abrir as portas para o futuro . Governar é um ato de responsabilidade, e não um palco para protagonismos e narrativas desconexas da realidade.

Como escreveu Sérgio Buarque de Holanda: “O político que não se compromete com os problemas do povo não se comprometerá com o seu país” – no caso, sua cidade. Esta reflexão nos alerta para a importância de que os governantes não apenas prometam, mas assumam responsabilidades concretas. Governar, afinal, é um compromisso com a sociedade e isso exige coragem, compromisso e responsabilidade para enfrentar as adversidades.

E o recado já foi dado. O próprio governador, Jerônimo Rodrigues, em seu discurso ao entregar o Residencial Salobrinho, na última quarta-feira, 18 de dezembro, afirmou que “os gestores que se comprometem com o povo, com a saúde do povo, poderão sempre se sentar à minha mesa”. A fala é motivadora, mas também serve de alerta para aqueles que se escondem atrás de promessas ou que acreditam que o mandato é um prêmio de loteria. Esses, o governador deixou claro que não terão vez. E aqui entre nós, que assim seja mesmo.

2025 chega com seus desafios e possibilidades, oferecendo uma chance de transformar expectativas em realidade. Após anos de transformações importantes, o novo ciclo traz a responsabilidade de não cairmos nas “ilusões” que já nos atrasaram no passado. Cabe aos governantes a escolha do caminho da prosperidade ou não, no próximo ano. Aos gestores, desejo sabedoria e seriedade; ao povo, não desejo passividade, mas sim, vigilância. Cobrem, exijam, fiscalizem. A cidade é de todos nós, e não de grupos privilegiados.

O escritor e filósofo Darcy Ribeiro certa vez afirmou: “A democracia só pode ser verdadeiramente exercida por aqueles que têm compromisso com ela”. Isso nos lembra que a verdadeira governabilidade é construída com base no compromisso coletivo, onde governantes e governados têm responsabilidades mútuas para o progresso e bem-estar social.

Neste Natal, desejo que cada ilheense tenha paz, mas sem acomodação. Que o novo ano nos traga desafios, mas que sejam enfrentados com determinação e coragem. Que 2025 seja um ano de verdadeiras realizações, onde cada um de nós, governantes ou cidadãos, tenhamos força para construir uma Ilhéus mais justa, mais próspera e mais humana. A cidade é de todos nós e, para podermos prosperar, é preciso compromisso, trabalho árduo e, acima de tudo, um olhar atento para não cairmos nas velhas armadilhas do passado.

Feliz Natal e um Ano Novo de coragem, transformações e conquistas!

Artigo assinado pelo professor do Curso Gabaritando, Emenson Silva. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também