VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Policial Civil de Itabuna revela o caos na segurança pública da Bahia

Nas últimas semanas o Governo do Estado vem divulgando reformas em delegacias, compras de armas e viaturas, concurso para policiais, mas a realidade insiste em desmentir a propaganda. O diretor jurídico do sindicato dos policiais civis da Bahia e policial civil lotado em Itabuna, Mário Filho, mostrou qual é a real situação.

Mário Filho lembrou que a Bahia tem só 5.500 policiais civis, metade do indicado para seu tamanho, 11 mil. Além disso, cerca de 2 mil estão prestes a se aposentar e o atual concurso não terá como nomear ninguém neste ano.

Mário escancarou a realidade da Polícia Civil, que não tem nenhuma semelhança com a propaganda cor de rosa feita pelo governador Rui Costa. Metade dos municípios não têm sequer um delegado e não existe pessoal de limpeza. Os policiais têm que deixar de investigar para varrer chão e limpar banheiro.

A maioria das viaturas, incluindo as novas, está parada por falta de gasolina. A categoria não tem aumento há 8 anos, sofrendo uma perda de 54% no poder de compra. As delegacias estão cheias de mofo, os computadores são antigos e a internet é de baixíssima velocidade.

“A falta de uma boa internet impacta inclusive no dia a dia. Para ver uma imagem do videomonitoramento, precisamos ir até a central, porque não existe interligação com as delegacias”. Mário destaca que hoje todos os procedimentos são digitais, enviados para Salvador pela internet.

“Quando os policiais querem uma internet melhor, são obrigados a fazer uma vaquinha e pagar eles mesmos”, conta. Além da internet ruim, o local de trabalho é insalubre, com as paredes cobertas de fungos e mofo. “Mas o pior é que Rui Costa faz as coisas sem conversar com quem trabalha no setor”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também