Nos primeiros 05 meses de 2022, a polícia ilheense cortou no aço 19 pessoas em diferentes bairros e distritos do Município. Nos releases enviados aos meios de comunicação, as forças de segurança informam que as mortes ocorreram devido a troca de tiros, sendo necessário o revide com a mesma proporção, a fim de manter a ordem e a tranquilidade da população. Todos os resistentes são socorridos no fundo do camburão e encaminhados para o Hospital Costa do Cacau, onde o óbito é constatado pela equipe médica e, em seguida, o corpo é removido para o departamento de polícia técnica.
Por outro lado, Ilhéus contabilizou 33 homicídios violentos, muitos dos quais, segundo a polícia, ligados a facções criminosas, briga pelo território do tráfico, acerto de contas, latrocínio e até reações a assaltos. A investigação para elucidar os crimes fica a cargo da equipe do Núcleo de Homicídios da 7ª COORPIN, sob a coordenação do delegado Hélder Carvalhal.
A Bahia lidera o ranking de mortes violentas no Brasil nos três primeiros meses desse ano, segundo levantamento do Monitor da Violência. Foram 1.326 mortes no estado, que é seguido por Pernambuco (963 mortes) e São Paulo (812 mortes) no pódio.