Há 15 anos, dia 07 de Agosto de 2006, o Brasil criava a Lei Maria da Penha, onde a partir daquele momento, a violência doméstica e familiar contra a mulher passa a ser crime, deixando de ser tratada como de menor potencial ofensivo. Este foi o tema desta terça feira, do programa ” A Voz do Povo “, com Maria Alice e Tia Nem , pela rádio Difusora de Itabuna. Várias autoridades participaram do evento, entre elas a delegada de policia, Sione Porto, a vereadora Wilmaci Oliveira do PC do B, a Guarda Civil Municipal, coordenadora da Ronda Maria da Penha, Núbia, representantes da comunidade de bairros, lideranças comunitárias e a participação popular pelo telefone.
No debate, muito caloroso, as participantes defenderam a união entre as mulheres e a delegada Sione Porto, disse que a violência não é só por agressão física, mas também emocional ” A lei também estabelece a definição do que é a violência doméstica e familiar, bem como caracteriza as suas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral ” declarou.
No final, a vereadora Wilmaci Oliveira defendeu um grande encontro de mulheres de Itabuna, no teatro Candinha Dórea, onde vários temas serão discutidos. ” Vamos levar a proposta para a câmara e em seguida marcar a data deste encontro “, disse.