VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Na Bahia, rede hoteleira tem aumento de até 107% na diária em janeiro

O Verão na Bahia vai ser de preços quentes, pelo menos na rede hoteleira. Comparado com o mês de dezembro, as diárias previstas para janeiro têm um aumento de até 107%. O levantamento do CORREIO, jornal parceiro do Alô Alô Bahia, comparou os preços de ao menos 10 hotéis ou pousadas de cinco cidades turísticas do estado e verificou que todos registraram aumento de preços.

As informações foram coletadas pelo aplicativo Google Travel e foram considerados apenas os estabelecimentos que vendiam pacotes em site oficial. Na comparação, foram analisados os valores das diárias nos dias 19 de dezembro, data em que o levantamento foi feito, e 9 de janeiro, exatamente 21 dias depois.

Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa disse que a expectativa é de uma ocupação na rede hoteleira do estado em 80% no mês de janeiro e 70% em fevereiro, com picos de 100% durante o Carnaval. 

Para o representante do setor, é justamente o aumento na demanda por hospedagem que explica o aumento de preços durante o Verão. “Quanto maior a procura, mais caro o produto. As diárias estiveram baixas depois da pandemia, mas agora estamos recuperando. Hoje já trabalhamos no azul”, comentou.

Economista e Conselheiro do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-Ba), Edval Landulfo explicou também que o setor hoteleiro tende a ter mais custos durante o Verão, o que explica esse aumento nas diárias. “Os hotéis precisam contratar mais profissionais para dar conta dessa demanda maior. Vai ter o aumento no consumo de energia, de água, de toalhas, roupa de cama… é toda uma estrutura que precisa ser ajustada no período”, explicou.

A depender de quanto seja esse aumento nas diárias, pode ser que o hotel ou pousada consiga tirar em janeiro um lucro que balanceie eventuais prejuízos que ocorrem durante a baixa temporada. Mas para Landulfo, inflacionar o serviço pode não ser um caminho saudável. “Se o hotel aumentar além da conta, pode ficar com quartos vagos. Ele precisa balancear o preço com a procura. Não adianta aumentar demais para tentar tirar muito dinheiro no período”, afirmou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também