VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Mais 23 cirurgias bariátricas serão realizadas a partir de sexta-feira (05) aos assistidos pela ABIR

Com um investimento de 600 mil reais, a ABIR vai realizar mais 23 cirurgias bariátricas, totalizando 74 pacientes bariátricos operados

Nesta sexta-feira (5) mais um grupo de assistidos pela ABIR (Associação Bariátrica de Ilhéus e Região) começa a passar pelas tão esperadas cirurgias bariátricas, no Hospital de Ilhéus, mediante a determinação da Prefeitura de Ilhéus, por meio da verba de 600 mil reais, conseguidas por emenda parlamentar, do deputado federal Jorge Solla.

A primeira cirurgia começa nesta sexta-feira, continua no sábado (06), com mais duas e, a partir daí, as próximas serão agendadas no decorrer do processo, com previsão de término até o carnaval, em meados de fevereiro. Serão realizadas as modalidades Sleeve e ByPass. A primeira é uma das técnicas mais utilizadas atualmente e consiste na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da sua capacidade para armazenar comida. Trata-se de uma técnica considerada restritiva e metabólica, em que o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

Já o ByPass é a operação que conta com a diminuição do estômago em desvio da rota da comida através do tubo digestivo para proporcionar menos fome e maior saciedade. A ação é mista, com restrição da quantidade de alimento ingerido e também disabsorção.

Ambas cirurgias são processos invasivos e que exigem cuidados tanto no pré, como no pós-operatório e, por isso, as determinações da equipe médica precisam ser seguidas com máxima disciplina. As cirurgias serão realizadas no Hospital de Ilhéus, o único que está apto a realizar esse tipo de cirurgia em Ilhéus.

A ABIR vem realizando sonhos e renovando esperanças de centenas de ilheenses

A ABIR (Associação Bariátrica de Ilhéus e Região) foi fundada em 2019, por Kaique Souza, hoje vereador licenciado, mas que na ocasião buscava apoio à Laudiceia Carvalho, sua mãe e atual presidente da Associação, que passava pelo processo de bariátrica.

Com apoio do município e de políticos tanto do Estado, como da esfera nacional, conseguiram se estabelecer e atualmente, assistem a 416 associados e, com essas 23 cirurgias, realizarão 74 bariátricas desde o início de seus trabalhos. Além da colocação de nove Balões Gástricos Allurion, produto importado, de última geração, indicado para pacientes com mais de 150 quilos, que precisam perder peso para a realização da cirurgia de redução de estômago. É uma técnica que não necessita de cirurgia e foi realizada, também no Hospital de Ilhéus, em agosto de 2023, pela equipe do Dr. Marcelo Falcão, especialista na área.

Utilidade pública

Além das conquistas que salvam vidas, como as 74 cirurgias bariátricas e os nove balões gástricos, a ABIR oferece todo o apoio necessário para os associados, em todo o processo, que começa muito antes do procedimento em si.

E, pelo importante serviço prestado à sociedade, o município, através da Lei n.º 4.241/2023, de outubro de 2023, reconheceu a Associação como Utilidade Pública Municipal. E o pedido para o reconhecimento como Utilidade Pública Estadual já está tramitando na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também