O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (3/8), durante entrevista a um pool de rádios dos estados da Amazônia, que não desistiu da exploração de petróleo, pela Petrobras, na foz do Rio Amazonas. O estudo da estatal foi embargado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por não cumprir as exigências, em maio.
“Vocês podem continuar sonhando, e eu também quero continuar sonhando. Tínhamos a Petrobras com plataforma preparada para fazer pesquisa nessa região. Houve um estudo do Ibama que dizia que não era possível, mas esse estudo do Ibama não é definitivo, porque eles apontam falhas técnicas que a Petrobras tem o direito de corrigir. Estamos discutindo isso”, assegurou Lula.
“É uma decisão importante que o Estado brasileiro tem de tomar. Não pode é deixar de pesquisar. Tem de saber se tem aquilo que a gente pensa e, quando a gente achar, vai tomar uma decisão do Estado brasileiro, o que a gente vai fazer, como é que a gente pode explorar, como é que a gente vai evitar que um desastre qualquer possa prejudicar a nossa querida margem do Oceano Atlântico na Amazônia”, completou.
Mterópole