No próximo dia 12 de maio, às 15 horas, a Organização de Auxílio Fraterno (OAF) inaugura oficialmente a Lojinha Solidária Glória Maria, na sede da instituição. O espaço terá roupas, calçados, acessórios, brinquedos e livros infantis, novos, seminovos e usados.
“Temos peças masculinas, femininas e infantis para todas as idades, bolsos e gostos”, diz Carla Marcela, responsável pela lojinha, ressaltando ainda que algumas lojas dos Shoppings da Bahia e Bela Vista doaram peças novas. “São peças belíssimas e muito baratas”.
Todas os produtos são vendidos a preços populares que variam entre R$ 5 e R$ 80 e a renda adquirida será inteiramente revertida para as obras da OAF que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A lojinha é também uma oportunidade para quem está em busca de presente para o Dia das Mães, celebrado este ano em 14 de maio. “É uma maneira de unir sustentabilidade, solidariedade e economia em um mesmo lugar”, lembra Carla.
A OAF abriga atualmente 87 crianças e adolescentes, meninos e meninas que chegaram à instituição através das Polícias Militar e Civil, Conselhos Tutelares e Central de Regulação do Município, após terem sido expostas a situações de riscos ou de violência.
A instituição sobrevive com recursos de um convênio com a prefeitura, aluguel de espaços e principalmente de doações. “O convênio com a prefeitura e os recursos próprios (aluguel de espaços e eventos beneficentes) não pagam nem 40% das despesas”, diz o diretor-presidente, Jozias Sousa.
O dirigente explica ainda que a criação da lojinha solidária é mais uma tentativa de arrecadar fundos para a instituição. “Já tínhamos o bazar com roupas e outros produtos usados que são vendidos em atacado e varejo, mas depois que passamos a receber doações de produtos novos, tivemos a ideia de abrir um novo espaço e essas doações chegaram depois que as pessoas souberam da relação de Glória Maria com a OAF”.
Durante o evento, alunos da NEOJIBA e moradores de comunidades vizinhas à OAF irão desfilar com algumas peças da lojinha. Após o desfile eles também farão uma pequena apresentação musical.
Glória Maria
Glória Maria prestou serviços voluntários, em 2019, na OAF onde também conheceu as duas filhas, Maria e Laura. Na época, a jornalista pediu uma licença para a Rede Globo e se mudou para a capital baiana para aguardar o processo de adoção.
“Aqui na OAF, Glória cuidou das crianças como se fosse mãe delas, dando banho e alimentando os pequenos e foi nesse momento que “reconheceu” suas duas filhas, como ela mesma gostava de dizer e deu início a um dos mais importantes projetos de sua vida, a maternidade”, conta Jozias. Glória faleceu no dia 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer.