O advogado Oseias Alves, de Juazeiro, comentou a absolvição de Daniel Alves, decidida na sexta-feira (28), que anulou a condenação por estupro imposta ao ex-jogador em 2024. O Tribunal Superior da Catalunha derrubou, por unanimidade, a sentença que o condenava a 4 anos e 6 meses de prisão pelo crime ocorrido em uma boate de Barcelona, na Espanha.
De acordo com informações da Rede GN, parceira do Bahia Notícias, o advogado expressou indignação, não apenas com a decisão inicial contra o atleta, mas também com a postura de Juazeiro. “Manifesto minha indignação com minha terra natal, Juazeiro. Como diziam, e ainda dizem, os sábios juazeirenses, Juazeiro é madrasta para seus filhos e mãe para os forasteiros. O julgamento precoce de um de seus filhos ilustres demonstra, com toda ênfase, o que uma madrasta faria com seu próprio filho”, declarou.
Para Oseias, Daniel Alves foi condenado antes mesmo do veredito judicial. Ele citou como exemplo a remoção da estátua do ex-jogador em 2024, a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A homenagem, localizada na Rua Aprígio Duarte, no centro da cidade, foi retirada sob o argumento de que apenas figuras falecidas podem receber honrarias em vias públicas. “Ele foi julgado antecipadamente, condenado publicamente e teve sua estátua removida da Orla de Juazeiro como se fosse um estuprador. Na época, o MP alegou que, por estar vivo, ele não poderia ser homenageado. No entanto, Juazeiro tem uma avenida batizada em homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva, que também está vivo”, destacou.
De acordo com Oseias, já havia uma “desconfiança (no processo) com mulheres que chamam-se ‘Maria chuteira’ que vão atrás de famosos jogadores e só na Espanha foram mais de seis casos, todos absolvidos, o sétimo foi Daniel. A indignação vem da manifestação antecipada e agora a Justiça corrige o seu erro e o estado espanhol deverá pagar uma indenização a Daniel. Juazeiro também condenou seu filho ilustre antecipadamente. É hora de nos manifestarmos, de forma que isso traga alento a família de Daniel Alves”, declarou.