O Itabuna largou na frente na disputa pelo título do Campeonato Baiano da Série B e na tarde deste domingo (31) venceu o Jacobinense pelo placar de 2 a 1, no Estádio Pedro Caetano, na cidade de em Ipiaú. Os gols foram marcados pelos atacantes Jeorge, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Blaise aos 25 da etapa final. Yuri descontou aos 35. A segunda e decisiva partida acontece no próximo domingo (06), às 14h45, no Estádio Manoel Barradas, já que o Estádio José Rocha foi interditado por conta da confusão na semifinal.
Com o resultado construído em casa, o Itabuna tem a vantagem do empate no confronto de volta para conquistar o Estadual da Segundona. O time de Jacobina precisa vencer por um gol para decidir nos pênaltis ou por dois gols para levantar a taça no tempo normal. Vale lembrar que Itabuna e Jacobinense já estão garantidos na elite do futebol baiano em 2023.
O Jacobinense, fundado em novembro do ano passado, vai disputar a Série A pela primeira vez. O time de Jacobina eliminou na semifinal o Juazeiro, vencendo por 1 a 0 o Juazeiro no Estádio José Rocha, após perder por 2 a 1, no Estádio Adauto Moraes, e conquistando o acesso nos pênaltis, por 7 a 6. O Itabuna conquistou o retorno à elite do futebol baiano após uma década. Após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, no Estádio Pedro Caetano, na cidade de Ipiaú, o Dragão venceu o Jequié por 1 a 0, no Estádio Waldomiro Borges, na cidade de Jequié.