VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

ITABUNA: NÍVEL DAS ÁGUAS DO CACHOEIRA COMEÇA A DIMINUIR

A população ribeirinha está respirando mais tranquila neste sábado. As águas do rio Cachoeira começaram a baixar, trazendo alento e tranquilidade para o povo. Depois de dois dias de chuvas, a cidade começa a voltar o normal, apesar das duas principais pontes que  ligam a zona Norte ao Sul continuarem interditadas, o que pode voltar ao normal ainda hoje. O prefeito Augusto Castro, que vem acompanhando tudo de perto e participando diretamente das ações, mandou duas máquinas para a retirada das baronesas que estavam encalhadas nas duas pontes. Tudo voltando ao normal gradativamente.

A Prefeitura de Itabuna publicou em nota que cerca de 520 pessoas estão desalojadas devido a cheia do rio Cachoeira na sexta-feira (2). Desde a manhã deste sábado (3), equipes de saúde prestam serviços aos abrigados nas escolas públicas da cidade.

Além disso, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) disponibilizou profissionais de assistência social, médica e psicológica para acolher a população. Nesse sentido, profissionais da saúde estão realizando teste de Covid-19 naqueles que possuem sintomas respiratórios, assim como realizando consultas e aplicando medicações.

Nos colégios, foram entregues alimentos e materiais de higiene para os abrigados. Mais de 400 colchões foram distribuídos.Para ajudar os abrigados, a Fundação Marimbeta está fornecendo 1.500 pães de produção própria, bem como 500 quentinhas e 200 cachorros quentes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, foram registrados 250 milímetros na bacia do Rio Piabanha, na área da Vila de Itamaracá. Já na bacia hidrográfica do Rio Cachoeira, nos rios Salgado e Colônia, entre 65 mm 80 milímetros, respectivamente.

Nesse sentido, Itabuna registrou um acumulado de 242,5 mm. Mesmo assim, a previsão de chuvas na região continua, de acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

VIDEO


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também