Policiais rodoviários federais recuperaram na noite desta quarta-feira (09), no Km 502 da BR 101 em Itabuna, uma camioneta JEEP/Compass que havia sido roubada dois dias antes na cidade de Camamu. Um homem identificado como Marcos Tadeu Freitas dos Santos, de 37 anos, morador do bairro Conceição em Itabuna.
Os policiais realizavam fiscalização de combate a criminalidade quando deram ordem de parada ao veículo, conduzido por Tadeu.
Durante os procedimentos de abordagem e após uma vistoria na camioneta, os policiais perceberam indícios de adulterações nos elementos identificadores do veículo. Depois de uma análise mais detalhada, foi constatado que o JEEP tem ocorrência de roubo, registrada há dois dias (07/03) na cidade de Camamu (BA), mas já estava circulando clonada, com placas de outro veículo de mesmas características, registrado em Juazeiro (BA).
O veículo apreendido e o preso na ocorrência foram apresentados na Delegacia de Polícia Judiciária, para os procedimentos cabíveis, pelos crimes previstos nos arts. 180 (receptação de veículo roubado) e 311 (adulteração de sinal identificador de veículo automotor), ambos do Código Penal.
Como ocorre o crime de adulteração
Na adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.