VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Governador Jerônimo Rodrigues participa da saída do Ilê Aiyê, no bairro do Curuzu

As tradições da pomba, da pemba, da fé e da festa foram exaltadas no bairro da Liberdade, em Salvador. A saída do Bloco Ilê Aiyê da Ladeira do Curuzu se repetiu, no fim da noite deste sábado (18) de Carnaval, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, de baianos, turistas, autoridades e famosos.

O governador comentou que já teve a oportunidade de acompanhar a saída do Ilê em outras oportunidades como cidadão, militante e como folião. “Mas este ano tem um significado importante, por estar governando a Bahia ao lado do meu povo, vendo as histórias e a resistência que o Ilê Aiyê vem representando para o povo negro”. Ele também disse que poder participar de rituais como este renovam as forças de todos.  “Para nós é uma satisfação poder subir essa ladeira a pé e ver o marco que as pessoas que moram nesse canto da cidade mostram em cada Carnaval. Por mais difícil que seja o ano, com dificuldade de emprego, com a perda de pessoas amadas, ainda temos força para celebrar o Carnaval”, complementou Jerônimo.

Segundo o presidente do Ilê Aiyê,  Antônio Carlos dos Santos, o vovô do Ilê, a celebração acontece desde a fundação do bloco, em 1975, com o ritual religioso e o desfile da Deusa de Ébano, este ano representada por Dalila Santos. “E a cada ano a gente vem crescendo e se tornando referência, um espetáculo à parte. Para isso, nós contamos com o apoio do Governo do Estado, através do Ouro Negro e da Bahia Gás”, pontuo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também