As frutas são fundamentais para a manutenção de uma dieta equilibrada. Se você quer mais uma prova disso, um estudo conduzido pela William Paterson University, em Nova Jersey (EUA), em 2023, revelou que o limão siciliano tem inúmeros benefícios ao bem-estar, e considerou-o como a fruta mais saudável do mundo devido à rica composição.
A pesquisa fez uma análise completa de diferentes alimentos e levou em conta a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes em relação à densidade calórica
O limão siciliano foi a fruta mais bem posicionada no ranking por conta da alta concentração de vitamina C associada ao baixo teor calórico. Após o limão, vem o morango e a laranja.
O limão siciliano é repleta de vitaminas, com destaque para a C, B1, B2 e B3, além de minerais essenciais, como ferro, potássio, magnésio e fósforo.
Entre os benefícios da ingestão, podemos destacar que ele possui 90% da quantidade diária de vitamina C que precisamos. Também colabora contra a anemia, facilitando a absorção do ferro, principalmente de fonte vegetal.
Já no que diz respeito a pedra nos rins, o alto teor de ácido cítrico não apenas confere a essa fruta um sabor característico, como também é crucial na prevenção de pedras nos rins, aumentando a taxa de urina e elevando os níveis de citrato. Assim, o limão reduz a formação dos cálculos renais.
Claro que, para obter tais benefícios, é necessário associá-lo a outros hábitos saudáveis, como boa ingestão hídrica, prática regular de atividade física, além de redução de alimentos ricos em sódio, principalmente os ultraprocessados e bebidas alcoólicas.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica
Metrópole