Ao menos 140 tiroteios ocorreram em Salvador e Região Metropolitana em agosto. Ao todo, 124 pessoas foram baleadas, sendo 100 mortas e 24 feridas, de acordo com o relatório mensal lançado pelo Instituto Fogo Cruzado.
O segundo balanço do instituto desde sua chegada à Bahia, mostra ainda que, dos disparos mapeados em agosto, 48 ocorreram durante ações ou operações policiais. Ou seja, 34% dos casos.
Do total de pessoas mortas, 94 eram homens e cinco mulheres. Das 100 pessoas mortas, 43 foram atingidas em ações policiais. O Instituto Fogo Cruzado atua na Bahia em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas. Os dados também estão disponíveis na API do instituto, onde podem ser consultados de forma aberta e gratuita.
Ao todo, houve sete chacinas, sendo seis em operações policiais em agosto, deixando 24 pessoas mortas. Entre essas vítimas, 21 foram mortas em operações policiais. O Instituto classifica como chacina casos de violência com ao menos três pessoas mortas. O Fogo Cruzado registrou mais chacinas em Salvador do que nos outros estados mapeados no Brasil: foram três na Região Metropolitana do Rio e nenhuma chacina na Região Metropolitana do Recife.
O mapa da violência armada:
● Salvador: 101 tiroteios, 58 mortos e 19 feridos
● Camaçari: 15 tiroteios, 11 mortos e 2 feridos
● Lauro de Freitas: 9 tiroteios, 5 mortos e 3 feridos
● Simões Filho: 8 tiroteios, 16 mortos
● Mata de São João: 2 tiroteios, 2 mortos
● Dias D’ávila: 2 tiroteios, 2 mortos
● Vera Cruz: 2 tiroteios, 2 mortos
● Candeias: 1 tiroteio, 2 mortos
Bahia 190
Imagens: Redes Sociais