VNEWS BA Mostra a Bahia que você não conhece!

Educação da Bahia despenca para penúltimo lugar no Ideb de Português e Matemática e cresce na Rede Municipal de Salvador

A  Bahia voltou a figurar nas últimas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de acordo com os mais novos dados divulgados na sexta-feira. O indicador aponta que o estado caiu da 22ª para a penúltima colocação em aprendizagem de português e matemática e tem a quarta pior nota no índice geral do ensino médio oferecido na rede estadual.

Vergonha: Ensino Médio na Rede Estadual da Bahia Permanece Entre os Piores do Brasil

Em 2019, ano da última avaliação, a Bahia tinha nota de 4,1 na aprendizagem das duas mais importantes disciplinas, resultado que a colocava em 22º lugar. Em 2021, o índice caiu para 3,96.  O que fez o estado despencar para a 26ª posição, à frente apenas do Maranhão (3,92).

Já no índice geral do Ideb, a nota do ensino médio da rede estadual  é a quarta pior do Brasil, ao lado de Alagoas e Maranhão (ambos também com 3,5). O desempenho da Bahia só é melhor que o do Amapá (3,1), Pará (3,0) e Rio Grande do Norte (2,8). Em relação a 2019, o estado aumentou apenas três décimos.

O resultado, contudo, foi mascarado em função da aprovação automática adotada em meio à pandemia da covid-19, segundo alertam especialistas em Educação. Neste período, houve a orientação às redes de ensino para não reprovarem os alunos durante o fechamento das escolas. O que gerou distorção no Ideb.

CRESCE NA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR

Salvador está fazendo o dever de casa certinho

Salvador segue cumprindo todas as metas previstas pelo indicador, com significativo avanço nos anos finais do ensino fundamental e aparecendo em terceiro lugar entre as capitais nordestinas quando são avaliados os anos iniciais.

Nos anos finais, a capital baiana passou de 3,9 em 2017 para 4,3 em 2019, chegando à nota de 4,7 em 2021. A meta para essa faixa, também chamada de ensino fundamental II, era de 4,5. Já no ensino fundamental I, os chamados anos iniciais, a cidade teve nota 5,4, também acima da meta, de 5,1. Entre as capitais do Nordeste, Salvador teve a terceira maior nota, atrás somente de Teresina (6,3) e Fortaleza (5,8).

Somente na atual gestão, foram inauguradas 13 escolas, com outras 23 unidades em licitação ou construção. A previsão é de que, até o começo do próximo ano, a capital chegue a 36 novas escolas. Desde o começo da atual administração, foram ainda 133 escolas reformadas. No total, mais de 75% da rede foi requalificada, com escolas novas, construídas, reconstruídas, reformadas ou ampliadas.

O prefeito Bruno Reis destacou que o resultado obtido no IDEB é fruto de um trabalho de requalificação e modernização da rede municipal associado às ações de valorização e melhoria das condições de trabalho para os profissionais da educação. “Nós requalificamos praticamente todas as escolas municipais, num trabalho iniciado pela gestão do ex-prefeito ACM Neto e intensificado por nós. Educação para nós é prioridade e hoje podemos celebrar que superamos as metas propostas pelo IDEB”, disse o prefeito.

Fonte- Correio e Politica Livre


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário




Leia Também