O verão de Salvador é uma das marcas registradas da cidade que respira cultura. E de olho no que vem por aí, a prefeitura da capital baiana lançou oficialmente, na quarta-feira (18), em São Paulo, a programação do verão.
E neste ano, o verão baiano “começa” antes do início oficial da estação, com a inclusão do desfile de blocos afros em celebração ao Novembro Negro.O calendário de festejos ainda tem como atrações, o Festival Virada Salvador, as festas populares, como a Lavagem do Bonfim e do Rio Vermelho, além das festas de pré-carnaval, a própria folia de Momo e o arrastão na Quarta-feira de cinzas. Confira o calendário.
✊🏾Novembro negro
Durante o mês de novembro, o Salvador Capital Afro traz uma programação com desfiles inéditos de blocos afro e afoxés, desfiles de moda negra e a Caminhada do Samba. Além disso, a programação do mês conta com eventos de empreendedorismo, afrofuturismo, música negra e cinema.
No último mês de 2023, se inicia o calendário de festas populares começa, com a Santa Bárbara, no dia 4, e Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 8. A capital baiana conta com o Festival Virada Salvador, que ao todo, será realizado em cinco dias de festa, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio.
Dezembro também conta com atrações de turismo esportivo, como a prova de triatlo TriOn Salvador e a Travessia Itaparica-Salvador.
☀️ Festas populares em Janeiro
No primeiro mês de 2024, a capital baiana vai contar com semanas de atrações musicais como o “Baile da Santinha”, com Léo Santana, “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”, com Xanddy Harmonia, além dos ensaios de verão das ilustres bandas Olodum, Psirico, Parangolé e Timbalada.
Em janeiro, no dia 11, também ocorre a tradicional Lavagem do Bonfim, maior festa religiosa da Bahia, que tem cerca de 280 anos de devoção, com tradições e manifestações de fé.
🎉 Fevereiro é carnaval
O mês da maior festa de rua do mundo começa com a Festa de Iemanjá, no dia 2, em uma sexta-feira. Após a festa religiosa, os eventos pré-Carnaval tomam conta de Salvador com o Fuzuê, no sábado (4) e o Furdunço no domingo(5). Na terça-feira (7), o Pipoco abre a semana do Carnaval, que segue na quarta-feira com o circuito de fanfarras Sérgio Bezerra.
A partir do dia 8 de fevereiro, quando ocorre a Lavagem de Itapuã , também é iniciada a programação oficial do Carnaval de Salvador, que promete agitar os foliões até a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 14, com o tradicional Arrastão.
g1