Os dados do desempenho hoteleiro de março em Salvador revelaram uma evolução constante no fluxo de turistas na cidade, indicando uma retomada dos níveis pré-pandemia. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), a ocupação média dos hotéis alcançou 61,27% no mês de março de 2024, superando os 58,33% registrados no mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento progressivo da ocupação hoteleira reflete a recuperação gradual do setor após os impactos da pandemia. Embora ainda esteja abaixo dos níveis de 2019, a taxa de ocupação de março deste ano representa a mais alta para o mês nos últimos quatro anos.
A diária média também apresentou um aumento significativo em relação ao ano anterior, alcançando R$ 603,26, um aumento de 22%. Esse valor é o mais alto registrado desde o início da pesquisa conjuntural de desempenho da hotelaria realizada pela ABIH-BA. Com isso, o indicador RevPAR, que mede a receita por quarto disponível, atingiu R$ 369,64.
O bom desempenho hoteleiro de março foi impulsionado pelo início da temporada de eventos e turismo corporativo na cidade. Durante os dias úteis, a taxa de ocupação foi ainda mais expressiva, atingindo uma média de 62,65%, enquanto nos fins de semana ficou em 58,38%. O feriado prolongado da Semana Santa também contribuiu positivamente, com taxa de ocupação em torno de 67% e diária média superior a R$ 700,00.
No acumulado do primeiro trimestre de 2024, Salvador registrou uma ocupação de 66,05%, diária média de R$ 745,52 e RevPAR de R$ 492,42. Esses números representam um crescimento considerável em relação ao mesmo período do ano anterior, destacando-se o aumento de 21% na diária média, indicando uma valorização do setor ao longo dos últimos anos.
O presidente da ABIH-BA, Wilson Spagnol, ressaltou a importância das ações de promoção e captação de eventos para manter o crescimento do turismo na cidade. “Salvador encerrou o primeiro trimestre com números robustos e grande crescimento em todos os indicadores em relação ao ano passado, mas enfrentaremos agora o trimestre mais desafiador do ano para o turismo. Por isso, é o momento de intensificarmos as ações comerciais de divulgação e promoção do destino, em parceria com a gestão pública. Também será fundamental a prospecção e captação de novos eventos, já que o fluxo turístico na baixa temporada depende bastante do turismo corporativo e de eventos”, pontuou Wilson.
Os dados divulgados são resultado da Pesquisa Conjuntural de Desempenho realizada pela ABIH-BA, que fornece informações diárias sobre a atividade hoteleira em Salvador, refletindo a evolução do setor na capital baiana.