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Desempenho hoteleiro de Salvador registra crescimento no fluxo turístico

Os dados do desempenho hoteleiro de março em Salvador revelaram uma evolução constante no fluxo de turistas na cidade, indicando uma retomada dos níveis pré-pandemia. Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), a ocupação média dos hotéis alcançou 61,27% no mês de março de 2024, superando os 58,33% registrados no mesmo período do ano anterior.

 

Esse crescimento progressivo da ocupação hoteleira reflete a recuperação gradual do setor após os impactos da pandemia. Embora ainda esteja abaixo dos níveis de 2019, a taxa de ocupação de março deste ano representa a mais alta para o mês nos últimos quatro anos.

 

A diária média também apresentou um aumento significativo em relação ao ano anterior, alcançando R$ 603,26, um aumento de 22%. Esse valor é o mais alto registrado desde o início da pesquisa conjuntural de desempenho da hotelaria realizada pela ABIH-BA. Com isso, o indicador RevPAR, que mede a receita por quarto disponível, atingiu R$ 369,64.

 

O bom desempenho hoteleiro de março foi impulsionado pelo início da temporada de eventos e turismo corporativo na cidade. Durante os dias úteis, a taxa de ocupação foi ainda mais expressiva, atingindo uma média de 62,65%, enquanto nos fins de semana ficou em 58,38%. O feriado prolongado da Semana Santa também contribuiu positivamente, com taxa de ocupação em torno de 67% e diária média superior a R$ 700,00.

 

No acumulado do primeiro trimestre de 2024, Salvador registrou uma ocupação de 66,05%, diária média de R$ 745,52 e RevPAR de R$ 492,42. Esses números representam um crescimento considerável em relação ao mesmo período do ano anterior, destacando-se o aumento de 21% na diária média, indicando uma valorização do setor ao longo dos últimos anos.

 

O presidente da ABIH-BA, Wilson Spagnol, ressaltou a importância das ações de promoção e captação de eventos para manter o crescimento do turismo na cidade. “Salvador encerrou o primeiro trimestre com números robustos e grande crescimento em todos os indicadores em relação ao ano passado, mas enfrentaremos agora o trimestre mais desafiador do ano para o turismo. Por isso, é o momento de intensificarmos as ações comerciais de divulgação e promoção do destino, em parceria com a gestão pública. Também será fundamental a prospecção e captação de novos eventos, já que o fluxo turístico na baixa temporada depende bastante do turismo corporativo e de eventos”, pontuou Wilson.

 

Os dados divulgados são resultado da Pesquisa Conjuntural de Desempenho realizada pela ABIH-BA, que fornece informações diárias sobre a atividade hoteleira em Salvador, refletindo a evolução do setor na capital baiana.


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