O Baixo Sul foi destaque no 1º Concurso de Moqueca realizado pelo Governo do Estado, por meio da SETUR – Secretaria Estadual do Turismo, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, seção Bahia. A final do concurso foi realizada neste sábado (9), na Marina da Penha, em Salvador e o município de Valença, que foi representado pelo restaurante Cabana do Manoel, que fica na Praia de Guaibim, ficou em segundo lugar.
O Vencedor do concurso foi o chefe Danilo Amaral que levou o troféu Dendê de Ouro para Santa Cruz de Cabrália, com prato Moqueca de Peixe da Maroca, do Restaurante Maroca Praia.
O segundo lugar recebeu o troféu Dendê de Prata, com a Moqueca de Polvo com Camarão Pistola, apresentada pelo Chef Aldo Balada, do Restaurante Cabana do Manoel.
A competição, contou com uma etapa seletiva intensa, com a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas do estado.
O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, destaca a importância do concurso para fomentar o segmento gastronômico e promover a tradicional iguaria baiana. “A gastronomia é um dos itens mais importantes na definição da escolha de um destino pelos viajantes. A Bahia tem uma gastronomia muito rica, liderada pela moqueca. Promovendo este concurso, estamos, indiretamente, fazendo uma promoção do destino Bahia, estimulando que as pessoas venham à Bahia conhecer a rica gastronomia que temos, baseada na cultura africana”, afirma o secretário.
O secretário de Turismo de Valença, Klayton Argolo, celebrou a conquista. “Estamos hoje celebrando uma das conquistas mais relevantes do setor gastronômico de valença. A cozinha valenciana foi destaque sendo a segunda melhor moqueca do estado da Bahia. O reconhecimento veio através da avaliação criteriosa dos renomados chefes gastronômicos do Estado. A Cabana do Manoel recebeu o prêmio das mãos do Secretário Estadual de Turismo,Maurício Bacelar. Afinal de contas, se é de moqueca que estamos falando, só pode ser baiana e se é baiana, o diferencial está em Valença”, festejou Klayton.
Além da competição gastronômica, a final do concurso ofereceu ao público a oportunidade de apreciar receitas de moquecas tradicionais e exóticas, além de desfrutar do show da banda Filhos de Jorge e da vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Os pratos apresentados nesta final representaram oito cidades baianas, além de Salvador, e foram avaliados pelo júri composto pelos profissionais Nara Amaral (Di Janela); Katia Amaral (Ki Mukeka); Jaqueline Bonfim (SENAC); Odilon Castro (UFBA); Luiza Talento (Unifacs); Dina Rachid e Rita Santos (ABAM).
Os ganhadores do concurso da Melhor Moqueca da Bahia levaram para casa os troféus Dendê de Ouro, Dendê de Prata e Dendê de Bronze, conferidos aos primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, confeccionados pelo artista plástico Marcos Vianna.
Confira os ganhadores:
1º Lugar: Costa do Descobrimento
Maroca Praia
Moqueca de Peixe do Maroca
Chef Danilo Amaral
Santa Cruz Cabrália
2º Lugar: Costa do Dendê
Cabana do Manoel
Moqueca de Polvo com Camarão Pistola
Chef Aldo Balada
Praia de Guaibim – Valença
3º lugar: Chapada Diamantina
Sabor da Serra
Moqueca de Caju
Chef Katiana Alves
Lençóis
Da redação | com informações da Setur | Fotos: Rede Social Cabana do Manoel.