Na sessão de hoje, quarta-feira 18, da Câmara de Vereadores de Itabuna, depois de 8 meses de instalada esta legislatura, ouviu-se, pela primeira vez, uma crítica a atual administração do prefeito Augusto Castro. Usando da palavra no horário das lideranças, o vereador Ronaldo Geraldo( Ronaldao) abordou o péssimo serviço prestado pela empresa que explora o serviço de transporte coletivo de Itabuna, ressaltando que a mesma não cumpre o que foi determinado no acordo feito entre a prefeitura e a concessionária deste serviço, sendo amplamente aplaudido pelos que estavam no plenário vereador Raymundo Lima.
Recapitulemos um pouco sobre essa problemática. A população itabunense sofreu muito com a falta de transporte coletivo nos últimos meses da gestão do ex-prefeito Fernando Gomes. Com o processo das eleições para a sucessão do ex-prefeito o candidato Augusto Castro abordou esse tema e deixou uma grande expectativa na opinião pública da cidade.
Eleito, logo nos primeiros dias de governo, ele anunciou que a população teria um transporte coletivo à altura da cidade de Itabuna. Prometeu e cumpriu. Vários ônibus desfilaram pelas principais ruas da cidade e personalidades dos vários segmentos da comunidade tiraram uma centena de fotos ao lado da frota dos novos veículos e a mídia dando total cobertura.
Houve uma euforia da população nos primeiros dias com o novo transporte coletivo. Entretanto, com o passar dos dias, o usuário do transporte coletivo começou a perceber que os chamados ônibus novos eram carrocerias recauchutadas e com pintura nova, e que a promessa de 80 ônibus circulando não se concretizou e a população não está sendo assistida como devia.
No seu pronunciamento, o vereador Ronaldo ressaltou que, desde 2013, ele aborda essa problemática do transporte coletivo de Itabuna chegando a dizer: ” de a empresa não cumpre o que ficou estabelecido com a prefeitura, mude-se a empresa( novamente ovacionado). Realmente. É uma via-crucis para o usuário do transporte coletivo de Itabuna. Entra governo e sai governo e a população continua sofrendo, principalmente os bairros da periferia e alguns conjuntos habitacionais da cidade.
O vereador Ronaldāo expressou o sentimento de centenas e centenas de pessoas dos bairros da cidade que sofrem com o não cumprimento de uma empresa que fez muito carnaval quando aqui chegou, porém ficou só no desfile e nas fotos que a mídia publicou.