Deputado Josias Gomes representou bem a região, mas abandonou
As duas cidades que tem condições de eleger dois deputados federais cada uma ( Itabuna e Ilhéus com 220 mil eleitores ), continuam sem conseguir eleger um só deputado federal genuinamente da cidade. O único que ainda se apresentava como o representante da região cacaueira era o deputado federal Josias Gomes ( PT ) que nas eleições de 2018 obteve uma votação de 5. 754 votos em Itabuna, sendo o segundo mais votado. Em Ilhéus, Josias Gomes teve 3. 380 votos, sendo também o segundo mais votado.
Reeleito mais uma vez, o deputado resolveu abandonar as duas bases eleitorais e nas últimas eleições, estes números despencaram. Em Itabuna, Josias teve 1. 131 votos ocupando o 18º lugar e em Ilhéus, foram 1.825 votos, ocupando o 14º lugar. Com isso, abre um espaço para os diversos candidatos, o que polarizam os votos e a região continua sem um representante .
Hoje a Ceplac continua agonizando e sendo repartida para diversos órgãos federais, os dois municípios perdendo verbas como emendas , benefícios que deveriam vir para a região, são transferidos para outros estado, devido a falta de poder politico do Sul da Bahia.
O deputado federal, Paulo Magalhães vem fazendo o papel intermediário junto ao governo federal, mas ele tem compromissos com a Bahia inteira e Itabuna e Ilhéus apenas complementam a sua representação, mesmo porque Paulo Magalhães é um dos deputados mais disputados do Estado. Enquanto isso, a gente continua com a cuia nas mãos a procura de representação em Brasília.
Por Paulo Leonardo