Colo Colo e Barcelona já sabem quando entram em campo pelo Campeonato Baiano de Futebol de 2025. As duas equipes de Ilhéus irão estrear na competição longe de seu torcedor. O Tigre enfrenta o Atlético, no campo do adversário, provavelmente na primeira semana de janeiro. A Federação Bahiana de Futebol ainda divulgará a tabela detalhada, com dias, horários e locais das partidas.
Já o Barcelona vai estrear contra o Vitória, no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador. O dia e horário ainda serão confirmados. Na segunda rodada, o Barcelona recebe o Jequié, na terceira ou quarta semana de janeiro. Também em casa, o Colo Colo enfrentará o Porto. Como as duas equipes de Ilhéus devem mandar seus jogos no Estádio Mário Pessoa, entrarão em campo em dias diferentes.
O Campeonato Baiano do próximo ano será disputado por 10 equipes. Além de Colo Colo, Barcelona, Vitória, Porto, Atlético e Jequié, contará ainda com Bahia, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense. Colo-Colo e Porto foram campeão e vice-campeão, respectivamente, da Série B 2024, e conquistaram o acesso à elite.
Os confrontos do estadual do próximo ano foram definidos no Conselho Técnico, realizado na sede da Federação Bahiana de Futebol, em Lauro de Freitas, na última quinta-feira (14). No encontro foram definidos todos os aspectos técnicos do estadual, como acesso, descenso e classificações às competições nacionais.
VOLTA DA COPA GOVERNADOR DO ESTADO
Por maioria dos votos, os clubes decidiram pelo retorno da Copa Governador do Estado, ou competição que leve outro nome, ainda no primeiro semestre de 2025. Essa copa será iniciada no máximo 20 dias após a 1ª fase do Baianão e dará ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil.
Para que a copa aconteça, será necessária participação de, no mínimo, quatro clubes da Série A. Com a volta da competição, a FBF disponibiliza um calendário maior para os clubes, principalmente aqueles que não avançam à segunda fase do estadual e encerram suas atividades com apenas 40 dias em toda a temporada.
MESMA FÓRMULA DOS ÚLTIMOS ANOS
O Campeonato Baiano terá a mesma fórmula dos últimos anos. Os dez clubes irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.
Na semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.
Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. O Baianão 2025 terá o total de 13 datas, como estabelecido pelo calendário do Futebol Brasileiro apresentado pela CBF.
Campeão e vice-campeão garantirão as duas primeiras vagas na Copa do Brasil 2026. A 3ª vaga será do Campeão da Copa Governador do Estado, ou competição que receba outro nome, aprovada pelos clubes para ser iniciada em até 20 dias após a conclusão da 1ª fase do Baianão.
VAGA NA COPA DO NORDESTE
O campeão baiano terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste 2026. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, na Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na primeira e segunda vagas.
Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF. As vagas na Copa do Nordeste são distribuídas de acordo com a deliberação da entidade nacional.
Terão direito às três vagas no Brasileirão Série D de 2026 os clubes melhores colocados do Baianão que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro. O Campeonato Baiano será disputado de 11 de janeiro a 23 ou 26 de março.